[ANSOL-geral] Magalhães na Venezuela é diferente do Português

Pedro Patricio pedro math.uminho.pt
Sexta-Feira, 26 de Setembro de 2008 - 12:38:39 WEST

bem hajam a todos
tenho lido com especial interesse o que têm escrito, e vou concordando
na maior parte das vezes com o que se tem opinado.  apesar de ser um
caloiro nestas questões de dever perante a sociedade de mostrar mostrar
alternativas livres ao software que é considerado o status-quo,
permitam-me que dê uma achega (e que seja mauzinho, já agora :-D).
em primeiro lugar, aquando da mediática apresentação do magalhães, senti
que falta qualquer coisa... a parceria com a microsoft; claro que esta
apareceu, depois de dar o dito por não dito sobre a comercialização do
XP em computadores novos... o magalhães terá assim imposto microsoft,
suponho... tendo em conta que estes serão subsidiados por mim (como
contribuinte que paga os seus impostos) acho que deveria ter, enquanto
membro da sociedade, uma palavra a dizer... o mesmo se passa com o
e-escola e com os concursos publucos de aquisição de portáteis para a
função pública, eu sei, por isso isto não é nada de novo. mas é uma
razão para torcer o nariz ao dual boot. com linux, e distro portuguesa
de preferência.

um segundo ponto é a formação que os professores terão para indicar o
caminho correcto (o da liberdade) aos alunos. o ciclo está viciado,
processador de texto é o mesmo que MSWord, etc e tal, e os miúdos
começão de início a pertencer à classe MS-dependente, que não viu e
provavelmente não quer ver nada livre (nem terá preocupações desse
tipo). os ícones do processador (ooffice) aparecem de outra cor? pois, o
word é que era bom. o ciclo vicioso não se quebra na nova geração se os
tutores não tiverem competência para tal. tive curiosidade em visitar a
pagina http://www.eescolinha.gov.pt/professores.html onde se fala de
"formação". tive a "brilhante" ideia de aumentar uma das fotos dos
felizes formandos onde ser pode adivinhar o SO.... supresa? o que irá
acontecer por esse país fora? para mim não será surpresa...

pedro

--
pedro patricio
departamento de matematica