[ANSOL-geral] Computador Magalhães

Paulo Trezentos Paulo.Trezentos iscte.pt
Sexta-Feira, 26 de Setembro de 2008 - 06:21:11 WEST

Olá Jaime e todos,

> O lançamento de um computador como o "Magalhães" perde grande parte do
> seu impacto pela forma como está a ser lançado e pela forma da cobertura
> mediática. Eu sinto-me na obrigação de informar os pais e alunos que já
> existem muitas outras iniciativas semelhantes e que isto não é algo novo
> criado graças à benevolência do governo português;
No lançamento do projecto, acho que essa comunicação da componente de
inovação foi descabida.
O conceito de UMPC não é inovador.
E, para mim, quem tem crédito nessa área é o OLPC (mesh networking,
tecnologia de ecrã,...) e o MIT Media Lab.
Contudo, a verdade é que o OLPC tem falhado sistematicamente o
time-to-market.
No FISL deste ano estive a coordenar uma mesa em que o orador era uma
pessoa do projecto OLPC e que estava a desenvolver o Sugar.
Os conceitos são interessantes mas a robustez e roadmaps estão
claramente atrasados. Pelo menos, é a impressão com que fiquei...

Em relação à inovação do projecto, acho que tem sido pouco focada: esta
parece ser a primeira abordagem à distribuição  de portáteis para todos
os alunos do 1º ciclo a nível mundial. Isto é, do que pesquisei, nenhum
outro país conseguiu cobrir toda uma população de uma camada etária dos
6 aos 9 anos.

>  claro que sim há
> ajudas para os pais quando tenham que pagar 50 euros em vez dos 250 que
> custa o Asus-EEPC. Mas esses presentes no âmbito do plano tecnológico
> deverão ser vistos com olhos críticos; quando foram anunciados os
> protocolos de Portugal com várias universidades norte-americanas de
> renome, o que nunca foi dito é que simultaneamente foi cortado o
> orçamento das universidades portuguesas em aproximadamente 18%, de forma
> disfarçada, pedindo que começassem a pagar do seu orçamento os descontos
> do estado ao ordenado dos docentes.

É verdade.
É a imagem do cobertor: quando se puxa para tapar a cabeça, ficam os pés
descalços.
Nessa perspectiva, a nossa avaliação do "lado para que o cobertor foi
puxado" é, no fim do dia, resultado da nossa perspectiva ideológica,
social e cultural.

Um abraço.