[ANSOL-geral] E-mail e OpenOffice WAS: E-mail e Unicode

Fernando Silva fsilva.pt gmail.com
Segunda-Feira, 8 de Outubro de 2007 - 21:31:28 WEST

On 10/8/07, Bruno Rodrigues <bruno.rodrigues  litux.org> wrote:
> mas sabes a diferença entre os dois? (não a diferença técnica, mas de
> onde surgiram e/ou porque foram criados?)

De uma forma resumida:
1. XHTML2 foi uma tentativa de quebrar com o que existia e dar o salto
não contemplando compatibilidade quer com HTML4 e XHTML1

2. HTML5 surgiu como forma de evoluir com base no HTML4

Defendiam:
1. XHTML2 o W3C
2. HTML5 o WHATWG (Apple, Mozilla, Opera e mais tarde a Microsoft)

Resultado:
A W3C aceitou que se comece a utilizar por base o HTML5, no qual se
inserem funcionalidades XHTML2... o que resulta o... XHTML5 onde estão
a trabalhar W3C, Apple, Mozilla, Opera e Microsoft.

Fontes para quem precisar:
1. http://xhtml.com/en/future/x-html-5-versus-xhtml-2/
2. http://en.wikipedia.org/wiki/XHTML
3. http://en.wikipedia.org/wiki/HTML5

Conclusão:
Neste caso, houve dois estudos separados para atingir um propósito,
constata-se que a *maioria* ganhou pontos ao se unir para trabalhar
num único standard, que favoreça a interoperabilidade e ao mesmo tempo
que não desperdice o trabalho de anos nas implementações.

Ora, em relação à situação do email que se falou aqui, quem é a
*maioria*? Aquela que diz que o email deve ser inteligente e
"manipular" o standard, ou a outra que implementa tudo correctamente?

E finalmente, como eu disse anteriormente... não me preocupa quem
ganha. Só me interessa que o que ganha é usável por todos!