[ANSOL-geral] Re: [Ansol-socios] Software Livre no Parlamento

Diogo Santos Diogomcs mail.pt
Quarta-Feira, 3 de Outubro de 2007 - 15:44:15 WEST

> Estamos plenamente de acordo.

Então tivemos uma falha de comunicação...

> E nós estamos a fazer juízos, porque
> somos Porto Linux, porque somos Ubuntu-PT. A partir do momento que
> vestimos estas camisolas estamos a exprimir a nossa posição e opinião;
> a partir do momento em que vamos levar CDs ao Parlamento e dizer aos
> Exmos. Srs. Deputados que existimos e damos apoio técnico e
> não-técnico a Software Livre, estamos a reforçar essa posição e
> opinião.
> Com isto tão evidente, faz sentido andarmos depois a apelar
> descaradamente a votos?

Eu não achei essa mensagem assim tão evidente. E gosto de objectividade,
frontalidade e clareza.

> Há coisas que não precisam de ser escritas e,
> ao não serem escritas, fazem com que haja maior receptividade por
> parte de Grupos Parlamentares que não o partido que apresenta a
> proposta.

Tenho sérias duvidas que esta não seria uma das tais coisas que precisava de
ser escrita.
E também tenho sérias duvidas que haja maior receptividade por isso.

> E o oferecermos o CD e considerarmos que este tem condições para ser
> adoptado na AR estamos também a manifestar uma opinião.

É?

> E somos!

Por momentos pareceu-me que não querias ser, nem parecer.

> E ainda bem! O Porto Linux também. A eventual diferença é que o Porto
> Linux é uma comunidade, com pessoas da esquerda à direita, com pessoas
> activistas e com pessoas que simplesmente têm curiosidade em saber até
> onde se pode ir com GNU/Linux e software livre em geral. A ANSOL, por
> outro lado, tem como fim último a defesa do Software Livre, as pessoas
> que estão na ANSOL (e nas listas da ANSOL) são necessariamente
> activistas e, questionavelmente, a ANSOL colou-se demasiado a uma
> orientação politico-partidária.

Isso é uma mentira!
Peço desculpa se estiver a ser duro, mas estou francamente farto de ver pessoas
a dizerem isso sem saberem do que estão a falar, ou então apenas para denegrir
a ANSOL e/ou os seus associados.

Pessoalmente não tenho qualquer apelo por qualquer ideologia ou partido
representado na AR.
Nem sinto qualquer ligação a qualquer partido.
O que acontece é que uns partidos abraçam o Software Livre e outros dizem que
sim, mas não o fazem, ou dizem que o que é preciso é igualdade, mas são eles os
primeiros a discrimina-lo.

> Acho que já esclareci que, sendo as comunidades que são, sendo a
> iniciativa que é, o apelo é por demais evidente!

Não concordo que seja assim tão evidente. Ou que seja uma mensagem
suficientemente forte.

> E não é que concordo contigo? :D
> Quando nos estamos a dirigir a pessoas que não são informáticos nem
> acompanham estas coisas de perto, ainda por cima uma questão que vai
> ser votada nas próximas horas, temos de nos focar no que está em
> causa. Aliás, a referência aos formatos não ficou esquecida,
> simplesmente optou-se por não andar a falar de ODF, OOXML,
> Microformatos, ...

Não são pessoas que acompanham, mas têm quem acompanhe por eles, para além dos
mais o que aconteceu no caso do OOXML, foi uma bronca tão grande e tão evidente
que facilmente pode ser utilizada para convencer quem quer que seja, porque nem
sequer é preciso conhecimentos técnicos para entender o que se passou.

> Mas foi tido em conta, simplesmente evitaram-se as tecnicisses. Essas
> ficam para quando estivermos a falar em coisas na Especialidade, com
> os Srs. Deputados que compuserem a Comissão.
> Não quero colocar 200 ou mais membros da nossa Assembleia a pensar
> "isto do Software Livre é uma complicação, mais vale votar não e
> continuar a usar o software que sempre usei".

Eles votam coisas muito mais complicadas, sobre as quais não percebem
rigorosamente nada. Porque não o Software Livre?

Cumprimentos