[ANSOL-geral] [Fwd: Fwd: HOSPITAIS, MICROSOFT, E FALTA DE LIVRE ACESSO]

Jose Sebrosa sebrosa artenumerica.com
Sexta-Feira, 9 de Março de 2007 - 11:49:35 WET

João Miguel Neves wrote:
> Obrigado pela pista. Estou a combinar com o Ricardo a passagem de uma
> imagem do CD para fazer uma análise preliminar. Existem vários formatos
> de ficheiros de imagiologia que podem ser acedidos com software livre.
> Neste momento a hipótese principal que estou a pôr é que seja apenas uma
> interface para utilizadores windows. Mas assim ficamos já prevenidos
> para a outra hipótese.
>
> Assim que tiver os dados, digo mais qualquer coisa.
>
> Cumprimentos,
> 						João Miguel Neves

A minha proposta de acção teria que incluir obrigatoriamente, em
primeiro lugar, perguntar a quem no Hospital possa responder, quais são
os requisitos necessários para ler o conteúdo do CD.

Isso é indispensável, pois eles é que têm obrigação de dizer!  Não é o
utente que tem que ir para casa fazer trabalho de detective...

Além disso, fazer a pergunta tem inúmeras vantagens adicionais:

1-
Os serviços do hospital ficam (se não estiverem já) alertados para a
necessidade de responder.

2-
Os serviços que responderem devem assumir a responsabilidade da resposta
(isto é óbvio, mas se quiserem podem torná-lo explícito na pergunta) e,
caso dêem uma resposta tipo "é preciso Windows XPTO" ficam
explicitamente comprometidos com a situação.

3-
Os serviços ganham consciência de que há Mundo para além do Windows, e
ficam com possibilidade de passar essa informação para montante (eles, e
nós, claro).  A montante do Hospital está, neste caso, o fornecedor de
software, que pode ser pressionado para fornecer um serviço compatível
com as necessidades dos utentes do hospital, e o legislador, que pode
ser alertado e/ou pressionado para legislar no sentido de proibir a
utilização de formatos fechados em serviços públicos.

          * * *

Em suma, falar é bom, poupa tempo e poupa trabalho, portanto perguntem
ao Hospital como é e não o tratem como um inimigo à partida.

Enfim, provavelmente era desnecessário eu dizer isto, mas pronto...

Cumps.,
Sebrosa