[ANSOL-geral] Re: Red Hat e Ubuntu recusaram acordo com Microsoft

Humaneasy Consulting humaneasy gmail.com
Quarta-Feira, 20 de Junho de 2007 - 15:23:02 WEST

Viva

Em 20/06/07, Pedro Rodrigues <pmsr.tux  gmail.com> escreveu:

> A RedHat e o Ubuntu nascem precisamente de forma inversa, e isso é bom não
> >

> Hoje em dia a redhat é uma empresa essencialmente comercial, com um modelo
> semelhante aos da concorrência ( dentro da area Linux ). Se assim não fosse,
> possivelmente ja teria falido.Actualmente temos versões empresariais desta
> empresa que são vendidos.
> È claro que podemos falar de distribuições como o CentOS para quem nao
> queira o suporte, mas ja estamos a fazer "batota".

O que eu quer dizer com isto é que a Novell tinha o modelo proprietário,
fechado e patentista na sua génese; por isso a sua filosofia intrinseca não
é contrária a estes acordos. A aquisição da Ximian e da SuSE foram
estratégicas dado a falência do projecto pessoal de Linux que eles tentavam
arrancar. A própria SuSE tinha o instalador fechado.

A Xandros (limitou-se a adquirir o Corel Linux) e a Linspire (é só vêr o
percurso do dono) só não eram mais fechadas porque a licença GNU não os
deixava ser. Aqui a filosofia de origem também não era a do Software Livre
mas sim a do aproveitamento que isso lhes daria em termos financeiros. Não
existe altruísmo  nestas empresas nem sequer na sua origem.

A RedHat tem uma génese diferente e embora tenha produtos comerciais --
naturalmente -- existe a filosofia por baixo e no seu modelo de negócio. Por
isso é que até existe um CentOS e um Linux da Oracle, caso contrário seria
muito fácil para eles bloquearem a perda de negócio colocando software
fundamental sobre licenças fechadas. A sua entrada no negócio das patentes
foi mais uma defesa do que um ataque, ou não haja dúvidas que já nem
existiriam.

O Ubuntu é completamente diferente e basta vêr o que anda a fazer o
seu dono<http://www.markshuttleworth.com/>e o que ele pensa sobre o
acordo
com a Microsoft <http://www.markshuttleworth.com/archives/127> e outras
empresas em geral. O tipo podia bem estar a descansar da viagem ao espaço
até ao fim dos seus dias. Não é o dinheiro que o move, embora as coisas
devam ser sustentáveis.

1,
Lopo