[ANSOL-geral] [Fwd: [BITITES] Red Hat e Ubuntu recusaram acordo com Microsoft]

Rui Miguel Silva Seabra rms 1407.org
Quarta-Feira, 20 de Junho de 2007 - 15:16:16 WEST

Qua, 2007-06-20 às 10:40 +0100, Pedro Rodrigues escreveu:
> Opiniões ha muitas e podem divergir ou convergir, a minha opinião
> baseou-se na realidade do mercado europeu e enquanto profissional da
(...)
> Há uma coisa que eu não sou,  é ser fundamentalista, sou um FORTE
> adepto da tecnologia open-source e nas minhas funções actuais trabalho
> essencialmente com sistemas Linux/BSD.

Não só não gosto dessa tentativa de calar a opinião de outras pessoas
acusando-as de fundamentalismos quando discordam de uma tentativa
fictícia de criar pontos intermédios, como também não me parece que
tenhas as ideias bem assentes.

Como podes ser um FORTE adepto de alguma coisa se dás apoio a medidas
que a visam destruir?

> Eu não sou advogado de defesa da Novell, mas se não fosse a Novell era
> outra empresa que faria o acordo, porque no mundo empresarial o que
> conta são os números e certamente a Novell analisou-os bem :).

A Novell ou outra empresa qualquer é irrelevante. O que interessa são os
direitos dos utilizadores, que passam a estar sujeitos a um imposto
feudal à Microsoft com acordos deste género.

> Bem, eu é que não estou a perceber o que queres dizer com esta
> afirmação, explica melhor por favor.
> A minha é a de que com acordo podemos ter MELHOR interação entre
> sistemas ( por exemplo, entre o Samba e a AD ).

Como o João te referenciou, não há qualquer relação positiva em relação
ao Samba, muito pelo contrário há relação *negativa* onde projectos de
integração fundamentais são claramente excluídos do acrdo.

>         Sob essa óptica, explica porque é que o Jeremy Allison do
>         Samba se
>         demitiu da Novell à conta desse acordo?
>
> A demissão em questão eu não a posso comentar porque desconheço os
> factos concretos e as razões pelas quais ele se demitiu, possivelmente
> não concordou com algumas decisões e direcções que a empresa estava a
> tomar. È legitimo e esteve no seu direito para sair.

Não, foi abertamente assumido que foi por causa do acordo.
Alias Jeremy Allison colocou as coisas neste prato: o "Acordo" ou eu.

A Novell claramente preferiu o Acordo.

>         A única coisa que é necessária para aumentar a
>         interoperabilidade é que
>         a Microsoft cumpra a sentença emitida pela União Europeia como
>         remedeio
>         de ter sido considerada culpada de abuso de poder de
>         Monopólio.
>
> O cumprimento da sentença não significa que a microsoft vai "abrir" a
> sua tecnologia ao mundo open-source.

O cumprimento da sentença significa que a Microsoft abra a informação
sobre protocolos seus como o do SMB para a sua concorrência.

Isto nada tem a ver com tecnologia, mas sim com informação, que estão
omitir apesar de ter sido ordenada a sua publicação.

Num tribunal normal, um cidadão normal estaria preso, e provavelmente
com pena agravada por desrespeito ao tribunal. Mas como é um monopolista
extremamente rico, pode andar à 3 anos a fugir com “a proverbial parte
do corpo†à seringa, enquanto canta falinhas mansas de
interoperabilidade em encontros de Software Livre.

http://blog.softwarelivre.sapo.pt/2007/04/24/se-fosses-tu-estavas-preso/

> [...]
>         Livre.
>
>         Podes tentar olhar para os acordos da Microsoft com quantas
>         peneiras
>         quiseres, mas enquanto usares peneiras para filtrar a vista
>         vai-te
>         sempre passar ao lado que estes acordos não trazem *nada* de
>         útil
>         excepto para a Microsoft.
>
> Meu caro, eu não tenho peneiras nem filtros para a vista, os
> fundamentalistas é que as têm e isso é MAU para o mundo open.-source.

> --- Gnu. It's not about taking. It's about giving. ---

Hipocrisia...

Rui

Frink!
Today is Sweetmorn, the 25th day of Confusion in the YOLD 3173
+ No matter how much you do, you never do enough -- unknown
+ Whatever you do will be insignificant,
| but it is very important that you do it -- Gandhi
+ So let's do it...?