[ANSOL-geral] [Fwd: [BITITES] Red Hat e Ubuntu recusaram acordo com Microsoft]

Nuno J. Silva nunojsilva mail.telepac.pt
Quarta-Feira, 20 de Junho de 2007 - 11:17:43 WEST

On Wed, 20 Jun 2007 09:49:25 +0100
"Pedro Rodrigues" <pmsr.tux  gmail.com> wrote:

> [...]
> se falarmos no mercado europeu ( se quisermos Portugal ) o que é que
> temos, temos a Microsoft perfeitamente implementada e consolidada no
> nosso tecido empresarial.
>
> Na práctica, se queremos introduzir sistemas baseados em tecnologia
> open-source ( servidores, serviços, etc ... ) em empresas onde já
> existe tecnologia Microsoft, a única maneira de conseguir isso é
> termos sistemas heterogeneos que "falem" entre si a mesma lingua,
> porque como é obvio as empresas não vão "desligar" ou simplesmente
> substituir o que ja está implementado e a funcionar, salvo raras

O problema é que quem tem a culpa da incompatibilidade aqui é a
Microsoft. O HTTP, o TCP, o HTML, e afins, encontram-se normalizados.
As especificações do JavaScript foram lançadas pela Netscape
Communications Corporation. E quem é que, violando as normas
existentes, lança plataformas de eLearning que não correspondem às
normas?

O nosso grande problema está mesmo em obrigar as empresas, e outras
entidades, a optar pela interoperabilidade. Até porque, no que respeita
à world wide web, ninguém tem razões para não criar sites compatíveis.
Existem normas, exemplos, e tecnologias para tudo.

Até porque as empresas podem ter o seu ponto de vista e usar esses
produtos, mas no que aos utilizadores/clientes respeita, qualquer
pessoa que queira uma boa experiência de navegação, usa navegadores que
andam na vanguarda das novas funcionalidades. Firefox, Opera... (e eu
*adoro* perguntar onde esteve a Microsoft quando já o Netscape e o
Mozilla possuíam /tabbed browsing/...)

> Olhando desta maneira para esta questão do acordo entre a Novell e a
> Microsoft, o acordo é também benéfico para comunidade open-source e a
> comunidade tem é que saber tirar vantagens e partido disso mesmo.
> Desvantagens também as haverá certamente ...

Não me parece.
A Microsoft não precisa de um acordo para divulgar normas. A fazê-lo,
será decerto através de um non-disclosure agreement.
E, sem qualquer especificação completamente livre por parte da
Microsoft, não nos interessa para nada o apoio deles. Afinal como é que
o OpenOffice e o AbiWord têm suportado os formatos proprietários da
Microsoft?

A Comunidade faz todos os possíveis para manter a compatibilidade. As
empresas é que deviam perceber isso. E não, não estou a atirar para
elas uma culpa que devia ser nossa. Porque nós não temos culpa. Temos
normas, usamo-as, respeitamos RFC's, e temos imensos programas a usarem
os mesmos formatos. A Microsoft só não faz o mesmo porque não quer.
Aliás, fazem ao contrário.

--
Nuno J. Silva
Lisbon, Portugal

Using Claws Mail 2.9.2

Gentoo Base System release 1.12.9
Linux 2.6.17-gentoo-r7 i686 Pentium II (Deschutes)

-=-=-
Windows 95 is crash compatible with Windows 1.0, 2.x, and 3.x.