[ANSOL-geral] [Fwd: [BITITES] Red Hat e Ubuntu recusaram acordo com Microsoft]

Pedro Rodrigues pmsr.tux gmail.com
Quarta-Feira, 20 de Junho de 2007 - 10:40:52 WEST

Caro Rui,
Opiniões ha muitas e podem divergir ou convergir, a minha opinião baseou-se
na realidade do mercado europeu e enquanto profissional da area mantenho o
que escrevi .... Se falarmos num mercado Brasileiro por exemplo certamente a
minha opinião muda, porque a realidade é outra ... e sei do que falo porque
colaboro a titulo pessoal com 2 projectos open-source lá.

Há uma coisa que eu não sou,  é ser fundamentalista, sou um FORTE adepto da
tecnologia open-source e nas minhas funções actuais trabalho essencialmente
com sistemas Linux/BSD.
Em países como Portugal se não tivermos interoperabilidade dos sistemas não
vamos ter mercado empresarial de sistemas open-source, ou por outro lado,
teremos, mas isso nunca vai representar uma percentagem significativa.

Eu não sou advogado de defesa da Novell, mas se não fosse a Novell era outra
empresa que faria o acordo, porque no mundo empresarial o que conta são os
números e certamente a Novell analisou-os bem :).

On 6/20/07, Rui Miguel Silva Seabra <rms  1407.org> wrote:

> Olhando dessa maneira nota-se que não entendeste que sob esse ponto de
> vista não é necessário acordo nenhum.

Bem, eu é que não estou a perceber o que queres dizer com esta afirmação,
explica melhor por favor.
A minha é a de que com acordo podemos ter MELHOR interação entre sistemas (
por exemplo, entre o Samba e a AD ).

Sob essa óptica, explica porque é que o Jeremy Allison do Samba se
> demitiu da Novell à conta desse acordo?

A demissão em questão eu não a posso comentar porque desconheço os factos
concretos e as razões pelas quais ele se demitiu, possivelmente  não
concordou com algumas decisões e direcções que a empresa estava a tomar. È
legitimo e esteve no seu direito para sair.

A única coisa que é necessária para aumentar a interoperabilidade é que
> a Microsoft cumpra a sentença emitida pela União Europeia como remedeio
> de ter sido considerada culpada de abuso de poder de Monopólio.

O cumprimento da sentença não significa que a microsoft vai "abrir" a sua
tecnologia ao mundo open-source.

Claro que à Microsoft isso não interessa porque é muito mais importante,
> já que não consegue vencer o Software Livre, tentar cobrar um imposto
> feudal a todas as empresas que ganhem dinheiro com Software Livre.
>
> Podes tentar olhar para os acordos da Microsoft com quantas peneiras
> quiseres, mas enquanto usares peneiras para filtrar a vista vai-te
> sempre passar ao lado que estes acordos não trazem *nada* de útil
> excepto para a Microsoft.

Meu caro, eu não tenho peneiras nem filtros para a vista, os
fundamentalistas é que as têm e isso é MAU para o mundo open.-source.

Rui

--
Cumprimentos Cordiais,
Pedro Rodrigues

--- Gnu. It's not about taking. It's about giving. ---