[ANSOL-geral] [Fwd: [BITITES] Red Hat e Ubuntu recusaram acordo com Microsoft]

Pedro Rodrigues pmsr.tux gmail.com
Quarta-Feira, 20 de Junho de 2007 - 09:49:25 WEST

Bom dia,
Esta noticia é uma boa deixa para discutir um tema que tem algum interesse
na minha area, a questão da interoperabilidade (
http://pt.wikipedia.org/wiki/Interoperabilidade ) entre sistemas.

Ora a minha opinião, pensando exclusivamente no mercado empresarial e se
falarmos no mercado europeu ( se quisermos Portugal ) o que é que temos,
temos a Microsoft perfeitamente implementada e consolidada no nosso tecido
empresarial.

Na práctica, se queremos introduzir sistemas baseados em tecnologia
open-source ( servidores, serviços, etc ... ) em empresas onde já existe
tecnologia Microsoft, a única maneira de conseguir isso é termos sistemas
heterogeneos que "falem" entre si a mesma lingua, porque como é obvio as
empresas não vão "desligar" ou simplesmente substituir o que ja está
implementado e a funcionar, salvo raras excepções.

Olhando desta maneira para esta questão do acordo entre a Novell e a
Microsoft, o acordo é também benéfico para comunidade open-source e a
comunidade tem é que saber tirar vantagens e partido disso mesmo.
Desvantagens também as haverá certamente ...

--
Cumprimentos Cordiais,
Pedro Rodrigues

--- Gnu. It's not about taking. It's about giving. ---