[ANSOL-geral] Re: Digest Ansol-geral, volume 43, assunto 21

Carlos Patrão cpatrao moredata.pt
Terça-Feira, 19 de Junho de 2007 - 10:27:37 WEST

J M Cerqueira Esteves wrote:

> [...]
> como supérfluo e a aprendizagem como um acto passivo de download?
> Ou o resultado mais provável é
> - a aparência prestigiante via agência de comunicação dada pelas
> infalíveis imagens de 'sucesso' de docentes e discentes em volta do hardware
> - e business as usual
> - e no fim mais 'info-exclusão' da mesma?
>
> Precisamos *mesmo* de combater uma tal de "info-exclusão", ou no fim do
> dia a forma esse 'combate' tende a saber a mais pão e circo?
> Ou precisamos de combater a falta de educação?  Com uma educação a
> sério, quanto tempo dura a tal da info-exclusão?

Sem querer desvalorizar as questões da educação, eu gostaria de
testemunhar que conheço pessoas com muito mais educação que eu, do ponto
de vista formal e prático, e que são info-excluidas, ou seja, não têm
computador nem ligação à Net, e algumas até possuêm conhecimentos de
informática na optica do utilizador, o que as limita bastante,
nomeadamente de se auto-sustentarem, este problema prende-se com o
empobrecimento progressivo da nossa classe média.

> Quem, com conhecimentos 'na óptica do utilizador' de Word e Excel
> e PowerPoint e AutoCad e catedrático ou não, comissário europeu ou não,
> acredita teimosamente que o voto electrónico sem 'paper trail 'é
> seguro', é ele info-incluído?  Conseguiu por uns minutos na vida
> perceber a ideia básica do que é um computador, mesmo na visão mais
> simplificada possível? Tem preparação e autonomia não só para ser
> 'utilizador', mas também para perceber as implicações das tecnologias a
> que tem a vida vez mais ligada?
>
> E os responsáveis estatais pelas decisões do "combate", estão
> [...]
Com esses não me preocupo, porque estão bem na vida.
> Sorry pelo cinismo, mas este cerimonial do 'combate à info-exclusão'

Da minha parte não há qualquer cerimonial, eu preocupo-me genuinamente
com os problemas da desigualdade social, a info-exclusão é só uma parte
do gigantesco problema de termos 2 milhões de pobres.