[ANSOL-geral] ANSOL , Plano Tecnológico e Portáteis

Nuno J. Silva nunojsilva mail.telepac.pt
Segunda-Feira, 18 de Junho de 2007 - 14:13:06 WEST

On Mon, 18 Jun 2007 00:42:00 +0100
"Humaneasy Consulting" <humaneasy  gmail.com> wrote:

> Só refazer aqui uma parte da minha resposta:
>
> "Essa coisa de um tipo andar de portátil às costas é de um novo
> riquismo que até chateia, e os que têm as portas vulgares (COM e LPT)
> e das outras em número suficiente são bem mais caros."
>
> O novo riquismo é o da proposta, claro, que há gente que precisa
> mesmo deles ;)

Eu pessoalmente considero ridículo não haver nenhuma porta PS/2, COM e
LPT.

Além do mais estudantes de elecrónica e outras áreas associadas podem
sempre desenvolver várias experiências ligando uma placa de protótipos
a uma dessas portas, e parece-me que a forma mais universal de garantir
o suporte a essas portas pelo sistema é elas virem embutidas.

E não haviam calculadoras cuja ligação era feita por porta COM?

> Mas daí a generalizar e dizer que é a "melhor solução" para todos os
> casos, enfim...
>
> Outro dos problemas, como bem disse alguém que não tenho presente mas
> penso que foi o Carlos Patrão, fazer um upgrade num laptop pode bem
> significar comprar um novo, certo?

Regra geral, alguns componentes podem ser mais difíceis de substituir
num laptop que num desktop. Com o meu não tive problemas com o disco, e
vou agora ver, um mês destes, se tenho sorte ao comprar uma drive
óptica nova.

Mas fica sempre mais barato um desktop. Penso que deveria ser incluída
no projecto a hipótese de ser um simples computador de secretária. Se
bem que portátil se pode trazer por todo o lado, penso que poderão
haver pessoas interessadas nalgo que permaneça em casa.

> E "alimentado" a MS Windows daqui a quanto tempo é que o dito se
> tornará "obsoleto"? Se calhar até antes dos desgraçados o acabarem de
> pagar. Nem a caixa se aproveita.

Um ano? Considerando o Vista (segundo o João Neves (num email anterior)
vão usar o XP, a confirmar-se isso, pior ainda para o pobre do
utilizador)... aliás, definindo primeiro o que é obsoleto. Ele já
estava obsoleto antes de nascer, com as betas sem metade das
funcionalidades anunciadas e com muitas dessas funcionalidades já
presentes "na concorrência"...

> Para as reuniões possíveis há que ir mesmo bem documentado, se
> possível até com custos e relação de problemas do programa:
> actualização do hardware, etc, etc, etc.

A mim interessa-me saber porque não foi feito um concurso e se será
dada aos utilizadores a hipótese de utilizar outro software (ou até, se
possível, a pré-instalação com Alinex ou outro sistema).

Até porque se eu fosse ficar com um daqueles para a minha vida
profissional, queria algo em que fosse fácil instalar e correr o LaTeX,
o GnuPlot, o POV-Ray... eles vão ponderar fornecer essas ferramentas
pré-instaladas? Ou o Microsoft Office vem com isso?

(E ao menos as pessoas terão acesso à conta de administrador para
instalarem o que quiserem?)

--
Nuno J. Silva
Lisbon, Portugal

Using Claws Mail 2.9.2

Gentoo Base System release 1.12.9
Linux 2.6.17-gentoo-r7 i686 Pentium II (Deschutes)

-=-=-
An OS/2 professional visits a seminar for Windows 95. During the
practice lesson Bill Gates asks him: "What do you like about
Windows95?" He answers, "That YOU have to use it."