[ANSOL-geral] ANSOL, Plano Tecnológico e Portáteis

Carlos Patrão cpatrao moredata.pt
Domingo, 17 de Junho de 2007 - 17:27:06 WEST

Paulo Machado e Costa escreveu:
> Mais uma:
>
> Portal de Aprendizagem não dependente de Software Microsoft
>
> A falta de formação é o maior calcanhar de Aquiles desta iniciativa. O
> "literaciadigital.pt <http://literaciadigital.pt> " é uma anedota, e
> levar uns Print Screens para o Plano Tecnológico ver seria bom:
> http://pontocom.wordpress.com/2007/06/13/portugal-e-a-literacia-digital/
> <http://pontocom.wordpress.com/2007/06/13/portugal-e-a-literacia-digital/>
>
> Já existem salas públicas lançadas pelas câmaras e Regiões Digitais
> praticamente todas com software proprietário.

Existem muito poucas para o que devia existir, conheço bem o interior do
país e há muito poucas salas, e as poucas que existem nem sempre estão
operacionais, mesmo em Vila Franca de Xira, a onde vivo, que é um dos 20
concelhos mais desenvolvidos do país, há carências a este nível
notórias, existem apenas salas em algumas bibliotecas e em algumas
escolas, e a maioria não possui níveis de operacionalidade aceitáveis,
faltam todo o tipo de meios, hardware, comunicações rápidas e
fundamentalmente recursos humanos adequados.

Com o desemprego galopante em VFX, pessoas que estavam habituadas a ter
ligações de banda larga e PCs funcionais, muitas com cursos superiores,
deixam de ter meios para modernizarem o seu hardware e pagarem as contas
aos operadores de comunicações, só uma política de salas de
computadores  pode resolver este problema, com a vantagem das mais
valias pedagógicas e de formação das pessoas que se obtinha com este
tipo de política.

Abs.