[ANSOL-geral] ANSOL, Plano Tecnológico e Portáteis

Carlos Patrão cpatrao moredata.pt
Domingo, 17 de Junho de 2007 - 13:58:34 WEST

Olá!

Algumas ideias:

1) A solução portáteis/banda larga móvel, é má, os portáteis são
máquinas caras, nomeadamente de expandir e de manter, e a cobertura das
redes móveis no país é má em muitas zonas do interior com população
dispersa, o que a grava as desigualdades e limita o combate à info-exclusão;

2) Penso que seria mais barato, pedagógico e sustentável, criar salas de
computadores ligados à Net por banda larga, essas salas estariam
localizadas em Juntas de freguesia, bibliotecas públicas, escolas,
associações, etc;

3) As soluções de banda larga a adoptar seriam de âmbito regional e
municipal, como é feito em França e Espanha nas zonas remotas
(montanhas, ilhas, etc), por exemplo, utilização de rádio digital,
televisão digital terrestre, e outras soluções originais  que melhor se
adaptassem às realidades locais, a grande vantagem desta política seria
a de disseminar competências tecnológicas pelas zonas mais
desfavorecidas do país e atrair quadros para o interior, seria uma
verdadeira revolução no ordenamento estratégico do país;

4) Com o dinheiro poupado nos portáteis e nas comunicações, seria
possível criar cursos de formação, montar equipas de monitores, em suma
criar postos de trabalho;

5) Toda esta infraestrutura seria criado com software livre.

Espero que gostes das ideias :-)

Abs.