[ANSOL-geral] OLPC

Paulo Miguel de Almeida Marque nightwish zmail.pt
Terça-Feira, 5 de Junho de 2007 - 16:44:08 WEST

Viva,

Ao que parece já há uma negociata para dar a ganhar aos mesmos
gigantes de sempre da indústria do software.
<<<
Isso só por si não seria mau, depende das condicionantes. Mas isto cheira-me a mais um "patricínio" a uma presidência europeia pelos mesmos motivos... as patentes de software não vão a discussão novamente? Que coincidência!

O que eu proponho, desde já (e para fazer jus à foto escolhida pelo
AEIOU para ilustrar a notícia), é que se estabeleçam contactos com os
diversos grupos parlamentares para conduzir o governo na direcção do
OLPC, com todas as vantagens tecnológicas e sociais que este projecto
introduz, em vez de termos um Estado, como de costume, gastador.
<<<
O OLPC propriamente dito não me parece o mais apropriado para Portugal. Já a mais tradicional máquina "clone" da Intel faria com que fosse mais usado sem nos rirmos dele :)
Há coisas estranhas... então o portátil é retirado caso alguém chumbe? Se for assim, não retiramos assim muita gente da "infoexclusão"... e de onde vem o dinheiro para as máquinas? Qual o seu propósito e adequabilidade? Poderia-se poupar em software ou oferecer mais e livre? Servirão para mais um elemento de distração e perda de tempo na sala de aula?

É um bom show-off, mas também não me parece que o governo quisesse dar mais pormenores, e é pena que nenhum partido se tivesse apercebido disso e prefira alguma demagogia nas outras matérias (atenção, também muito sérias) a discussões mais complicadas.

Cumprimento,
Paulo Marques