[ANSOL-geral] OLPC

Manuel Silva msilva portolinux.net
Terça-Feira, 5 de Junho de 2007 - 15:20:26 WEST

Caros colegas,
na última intervenção do Primeiro-Ministro José Sócrates no Parlamento
ficamos a saber que o Governo quer "patrocinar" um computador portátil
para cada estudante, esteja no sistema de ensino normal ou no programa
"Novas Oportunidades".
Ouvi, ainda que com algumas interrupções, o debate no Canal Parlamento
e, da esquerda à direita, fiquei decepcionado com os resultados: uns
queriam comentários à greve, outros queriam falar da OTA mas falar de
forma séria do assunto que o PM apresentou, isso ninguém fez.

Hoje li esta notícia:
http://q3.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ae.stories/6018

Ao que parece já há uma negociata para dar a ganhar aos mesmos
gigantes de sempre da indústria do software.

O que eu proponho, desde já (e para fazer jus à foto escolhida pelo
AEIOU para ilustrar a notícia), é que se estabeleçam contactos com os
diversos grupos parlamentares para conduzir o governo na direcção do
OLPC, com todas as vantagens tecnológicas e sociais que este projecto
introduz, em vez de termos um Estado, como de costume, gastador. Se a
ANSOL assim o entender, eu poderei indicar uma pessoa para estabelecer
o contacto com os grupos parlamentares.

Com os melhores cumprimentos,

Manuel Silva