[ANSOL-geral] Chegando agora e: "Código Aberto" ou "Software Livre"?

Marcos Daniel Marado Torres Marcos.Marado sonae.com
Segunda-Feira, 29 de Janeiro de 2007 - 19:16:48 WET

On Mon, 2007-01-29 at 16:17 +0000, Daniel Ruoso wrote:
> Olá,

Boa tarde,

> Uma coisa que eu não pude deixar de notar é que aqui em Portugal se tem
> uma tendência a utilizar o termo "Open Source" em favor de "Software
> Livre". E deixo aqui então uma pergunta, já no sentido de compreender
> como está se contruindo o movimento aqui em Portugal: A utilização desse
> termo tem apenas o sentido de evitar a associação Livre => Gratuito? Ou
> acaba por estender o apoio a softwares de código aberto mas com licenças
> não livres?

Parece-me que existe uma distinção entre Software livre e código aberto
(free software / open source software). Agora se a pergunta se prende em
porquê usarmos tanto os termos em Inglês em vez da sua tradução para
Português... Não sei :-)

> Aproveitando mais um pouco, tenho que fazer a pergunta: Onde que são as
> reuniões? mas digo, as que tenham cerveja envolvida (ok, vinho também
> serve, ou agua para os nao alcoolicos :)...

Que tenha conhecimento, não existem reuniões regulares de utilizadores
de software livre. Existem algumas LUG's localizadas, e sei que, por
exemplo a do Porto, tem reuniões regulares. Sei também do caso das
comunidades de Perl que têm também encontros regulares em vários pontos
do país. Talvez fosse boa ideia ter esse tipo de informação no site da
ANSOL? (*hint* *hint*)

Finalmente, sinto que ultimamente as pessoas estão a fartar-se de
estarem paradas sem fazer nada. Em vez do antigo gildot.org tempos dois
planets que agregam os blogues de Portugueses interessados por
tecnologia (e muitos deles pelo Open Source):
http://asterisco.paradigma.pt/ e http://www.planetgeek.org/ . Decorreram
eventos novos, como o Barcamp Portugal, a SHiFT e o Tecnonov. Todos eles
são para repetir. Está a tentar-se organizar um hackday:
http://hackday.pbwiki.com/ . O que quer isto dizer? Que as pessoas têm
vontade fazer, e fazer novas coisas, e de se juntar e, como referiste,
socializar. Esse tipo de encontros ainda não existem... Mas seria um
passo benéfico passarem-se a organizar.

--
Marcos Marado <Marcos.Marado  sonae.com>
Sonaecom ISP