[ANSOL-geral] Brasil decide dizer 'não' ao padrão OpenXML

Rui Miguel Silva Seabra rms 1407.org
Terça-Feira, 28 de Agosto de 2007 - 23:05:53 WEST

On Tue, Aug 28, 2007 at 04:24:08PM -0400, Marcos Marado wrote:

> O que aconteceu cá foi isto:
> http://wiki.ansol.org/CT-173-LDD-Quem

> Não, pelo menos em Portugal. As regras que existem, globais, é que comentários
> não-técnicos cabem ao voto "Yes, with comments", e comentários técnicos ao
> voto "No, with comments".

Apesar disso o hipócrito YES WITH COMMENTS português que foi recomendado pela
Comissão Técnica 173 leva quase 90 comentários técnicos... que irão todos para o
lixo de acordo com o boletim de voto na ISO que diz que no caso de um SIM....

		"NB shall not submite comments"

Vergonha para o Instituto de Informática que não domina as regras do jogo
Vergonha para a Microsoft que mentiu com todos os dentes na defesa do YES WITH
COMMENTS
Vergonha para Portugal

Diz não ao OOXML: À abordagem, rapazes! Arrrr!

Portugal:

    * Propõe-se criar uma comissão com 7 votos controlados contra 1
    * Escolhe-se um método de votação que vai ser garantido: maioria
simples, em caso de empate o Presidente (com conflito de interesse) tem voto
de qualidade
    * A pressão do 1 levou ao apelo por novos membros[1] da CT-173, mas afinal
não era esse o procedimento correcto.
    * Quando se começava a prever que novos membros iriam desfazer o
status-quo do controlo da CT-173, deixam-se de se aceitar[2] (sem qualquer
aviso) novas entidades. Isto em menos de 48h entre o conhecimento do
procedimento correcto até ao momento da rejeição!
    * Manteve-se a diferença. 7-1 antes, 13-7 agora. Votação assegurada.
    * Votou-se YES WITH COMMENTS[3] sob a promessa que os comentários serão
endereçados, o que é Mentira (com M maiúsculo) como revela o boletim de voto[4]
dos National Bodies (ou seja, o IPQ no nosso caso) que diz claramente: If a
national body votes affirmatively, it shall not submit comments.

EUA:

    * Se o cenário não se configurar favorável, convidar subitamente amigos
para controlar a comissão: http://www.robweir.com/blog/images/v1.png
    * Se ainda assim isto não funcionar[5], Bill Gates, ele mesmo, telefona[6]
para a Casa Branca. GS1 US, US Department of Defense e o NIST, que
anteriormente votaram a favor de NO WITH COMMENTS, votam a favor ABSTAIN, se
o INCITS concluir na abstenção, perdem-se os comentários técnicos americanos
que ajudariam a corrigir o OOXML

Noruega

    * Passo N. 0: Entre o OOXML chegar à CT e se decidir, a CT incha de 4
para 46 membros
    * Passo N. 1: Garantir que tem que haver consenso a 100%
    * Passo N. 2: Basta a Microsoft não concordar com uma decisão qualquer
para esta não ser aprovada. Viva o direito (camuflado) de Veto![7]

Suécia

    * Quando a FFII Sueca conseguiu ser aceite para entrar para a CT, a
Microsoft dominava 5 a 7 votos, já quase, mas não com certeza, assegurando o
voto a seu favor.
    * Assim que se soube que a FFII ia entrar, no próprio dia da votação
surgiram mais 23 companhias
    * Jonas Bosson, Presidente da FFII Suécia e CEO da Illuminet, diz[8]: «De
um “NO WITH COMMENTS” passamos a 28 companhias a favor, e 6 ou 7 contra. É
assim que se compra um standard. Retirei-me da reunião em protesto -
irritado.»

Alemanha

    * Deixa-se entrar o Google e a Deutsche Telekom, mas com desculpas[9]
semelhantes às Portuguesas, não lhes permitem votar: algo sobre alegadamente
se candidatarem demasiado tarde, e por isso provavelmente não saberem o
suficiente sobre os assuntos em discussão
    * Será a vértebra portuguesa da Alemanha?[10]

Isto não são casos isolados, já há quem tema que a votação final na ISO se
assemelhe ao seguinte cartoon:

http://www.noooxml.org/local--resized-images/start/isomeeting.jpg/medium.jpg

[1] http://mv.asterisco.pt/2007/Jun/cat.cgi?MS%20OOXML
[2] http://blog.softwarelivre.sapo.pt/2007/07/17/diz-nao-ao-ooxml-8/
[3] http://blog.softwarelivre.sapo.pt/2007/07/31/diz-nao-ao-ooxml-13/
[4] http://isotc.iso.org/livelink/livelink.exe/6349714/G18.pdf?func=doc.Fetch&nodeid=6349714
[5] http://www.robweir.com/blog/2007/07/ooxml-fails-to-gain-approval-in-us.html
[6] http://www.noooxml.org/forum/t-17021/bill-gates-himself-makes-phone-calls-to-lobby-for-ooxml
[7] http://www.noooxml.org/forum/t-17368/microsoft-vetos-technical-comments-in-norway
[8] http://www.noooxml.org/forum/t-17503/sweden-hijacked
[9] http://blog.softwarelivre.sapo.pt/2007/07/20/diz-nao-ao-ooxml-9/
[10] http://www.noooxml.org/forum/t-17237/germany-as-the-new-portugal

E sim, há mais países, mas em vez de incluir países onde a democracia
suscita algumas dúvidas, preferi apenas incluir países alegadamente
democráticos.

Rui
--
Or not.
Today is Setting Orange, the 21st day of Bureaucracy in the YOLD 3173
| but it is very important that you do it -- Gandhi
+ So let's do it...?