[ANSOL-geral] Cooperação com a Microsoft

Nuno J. Silva nunojsg gmail.com
Sábado, 21 de Abril de 2007 - 09:36:25 WEST

On Wed, 18 Apr 2007 07:27:54 +0100
João Miguel Neves <joao  silvaneves.org> wrote:

>  * Criação de um site de receitas (cookbook) de tecnologias de
> integração/interoperabilidade (tipo pôr um desktop gnu/linux num
> ambiente windows ou um windows num ambiente kerberos). O tipo de
> coisas que, para nós, constariam de um guia de migração.
>  * Filtro para o MS Office para importar e exportar
> OpenDocumentFormat. Possivelmente através de um trabalho final de
> curso.
>  * Criação de uma comunidade tecnológica (forum de discussão e anúncio
> de software).
>  * Divulgação tecnológica através de um evento (com outra entidade,
> [...]

Tal como já se disse, muitas dessas sugestões não passam de coisas em
que a MSFT não vai ter de dar nada (ou então só terá de dar muito
pouco).

Eles podiam começar por:
 * Libertar especificações para os formatos dos ficheiros de ajuda do
Microsoft Windows (.hlp e .chm) e divulgar o código dos visualizadores
sob uma licença GPL/compatible;
 * Incluir um driver de ext3 nas próximas versões do windows e nas
actualizações dos windows actualmente suportados;
 * Libertar especificações para o NTFS;
 * Comprometerem-se a actualizar as especificações libertadas, quando
estas forem alteradas.

(Essa licença da Microsoft é GPL-compatible?)

Mas depois do FAX do Bill Gates a querer comprometer a
interoperabilidade, a lista podia começar com “Despedir o Bill Gatesâ€...

Sinceramente não acredito que uma colaboração deste tipo dê frutos. E
não estou a ver grandes ideias para colaborações... mas aqui ficam os
meus dois cêntimos.

--
Nuno J. Silva
Lisbon, Portugal

Using Claws Mail 2.8.0

Gentoo Base System release 1.12.9
Linux 2.6.17-gentoo-r7 i686 Pentium II (Deschutes)

-=-=-
Windows 95 is crash compatible with Windows 1.0, 2.x, and 3.x.