[ANSOL-geral] Cooperação com a Microsoft

Daniel Ruoso daniel ruoso.com

Qua, 2007-04-18 às 07:27 +0100, João Miguel Neves escreveu:
> Bem, quem esteve no último encontro da Caixa Mágica/Sybase, pode
> lembrar-se que o Mário Valente do ITIJ perguntou porque raio não havia
> uma cooperação entre a Microsoft e a ANSOL.

Hmmm... Estou entrando nessa discussão de metido, uma vez que acabei de
chegar por aqui, mas bem, essa pergunta me parece muito mais uma
pergunta de retórica do que qualquer outra coisa.

De qualquer forma, queria apenas fazer uma observação de porque a idéia
de cooperação entre MS e (coloque aqui o nome da sua entidade ligada ao
software livre favorita) não parece fazer muito sentido.

1 - O histórico da relação entre a MS e a comunidade SL foi: ignorar,
FUD, competir (mais ou menos nessa ordem, onde a parte do competir
começa com o Get The Facts). Cooperação não apareceu em nenhum momento
nessa relação.

2 - Cooperação no mundo do SL não é uma coisa que se faz de entidade
para entidade, mas sim de entidade para comunidade. Se é para haver
cooperação do lado da MS, essa cooperação não precisa estar ligada a
ANSOL ou a qualquer outra entidade. O único motivo para tal ligação é
político.

3 - Antes de falarmos em cooperação, é preciso lembrar o conjunto de
Patentes que a MS possui e de todo o lobby feito para que patentes de
software se tornassem um valor global (felizmente na Europa não passou,
e no Brasil nunca nem se considerou).

Então, se formos falar em cooperação entre MS e a comunidade SL,
precisaríamos começar com:

1 - MS abrir mão das patentes de Software que possui (e não fazer isso
vinculado à Novell) (apesar de não estarmos nos EUA, muitos
desenvolvedores de SL estão, e isso atrapalha muito).
2 - MS adotar padrões técnicos reconhecidos por organizações neutras, ou
pelo menos publicar as especificações dos padrões que ela mesma
desenvolver.
3 - MS parar de tomar medidas técnicas duvidosas na tentativa de
assegurar o monopolio (leiam-se por exemplo os blocos deixados pelo
defragmentador no meio do disco para que não seja tão seguro fazer o
redimensionamento da partição)

Isso, no meu entender seria cooperação suficiente para começarmos...

daniel