Re: Mercado Europeu (era: Re: [ANSOL-geral] EMI diz não a DRM)

Carlos Patrão cpatrao moredata.pt

João Miguel Neves wrote:

>Isto não é verdade.

Em todos os concursos públicos em que tenho participado, e são já
alguns, aparecem sempre claúsulas nos CEs que obrigam a que o fornecedor
seja uma empresa portuguesa, se não é lei é pelo menos uma prática
corrente, e ainda bem.

>Posso dar um exemplo prático de compras directas da
>administração pública a uma empresa norte-americana. Aliás, assumindo
>que se mantém a situação de há um par de anos atrás, as facturas da
>Microsoft vinham da Irlanda.

A MS tem uma sucursal em Portugal, as facturas podem vir da Irlanda mas
quem paga o imposto é a empresa da MS sediada em Portugal, se assim não
for é um escândalo.

>É mais simples à administração pública fazer compras nacionais, mas não
>é obrigada a isso, pelo contrário, a partir de determinados montantes é
>obrigatório o recurso a concurso público europeu.

Nada impede que uma empresa estrangeira se estabeleça em Portugal, na
prática nenhuma empresa estrangeira consegue ganhar um concurso público
internacional sem ter parceiros locais ou uma sucursal local.

>Em termos económicos (do ponto de vista legal), o estado não é apenas no
>nosso país.

Então é a onde ?

>Cumprimentos,
>						João Miguel Neves
>
>PS: Se isso é desejável ou não, não tenho a certeza. O modelo japonês de
>fechar o mercado nacional em áreas em que a indústria nacional não
>consegue concorrer com a concorrência estrangeira sempre me fez
>impressão. Mas lá que parece funcionar (pelo menos parcialmente),
>parece...

Ser mais papista que o papa, é ser mais liberal que os liberais, só para
se ficar bem na foto, é este tipo de visão que vai conduzir Portugal e a
Europa para um buraco que só pode acabar num desastre económico/social.

Abs.