Viva o barulho Re: [ANSOL-geral] EMI diz não a DRM

Rui Miguel Silva Seabra rms 1407.org
Domingo, 8 de Abril de 2007 - 00:48:36 WEST

Sáb, 2007-04-07 às 20:10 +0200, Bruno Rodrigues escreveu:

> "An article on smartphone OS market share"

O artigo refere-se à análise de mercado trimestral que a Nokia faz.

> Sabes sequer o que é um telefone, o que é um smartphone e o que é um
> PDA? Sabes qual é a percentagem de smartphones no mercado?

Erms, hoje em dia há telefones que não sejam smartphones/pdas? É que na
sua vasta maioria as limitações são mais artificiais do que reais.

> E mesmo assim os gráficos do japão e china estão errados - não há
> Symbian, Linux e outros. Infelizmente há Symbian, Linux1, Linux2,
> Linux3, etc etc, onde cada versão de linux tem menos share que
> symbian, o que é engraçado porque os gajos até odeiam a nokia.

O gráfico é feito pela Nokia, a percepção de mercado é a da Nokia.
Perdoa-me se confio mais na percepção do mercado que a Nokia tem do que
a que o "apple-fanboy Bruno Rodrigues" tem.

> E mais ainda! Dessa percentagem de linuxes, quantos pensas que são
> como tu desejas - opensource, aplicações instalaveis, etc? Queres uma
> pista? almost none! Os poucos com trolltech ainda vá lá, instalas lá
> umas coisas do qtopia/opie, mas a maioria deles nem sabes que corre
> linux - é só mais um telefone como todos os outros. É como dizer que
> os APs da linksys, ou as tvboxes da dreambox correm linux. A maioria
> das pessoas não sabe, nem quer saber.

Não sei se tens acompanhado o mercado, mas as coisas estão a mudar. O
OpenMoko não é um telemóvel, o Neo1973 é um telemóvel OpenMoko. Nada
impede a Nokia ou a Motorola ou qualquer outro de fazer um telemóvel
OpenMoko.

Provavelmente projectos como este farão com que o mercado dos telemóveis
se comece a libertar.

> Pior ainda. Então é um computador mais pequeno que faz chamadas, não é
> um telemovel.

Acho piada a estas diferenciações artificiais. Qual é a diferença?
Como consumidor é-me muito conveniente um único aparelho para computador
on-demand, telemóvel, camera fotográfica, pda, internet access point,
e-wallet, music player, etc porque me facilita a vida:
	* é um único objecto que carrego
	* posso comunicar com outros
	* nunca me vai faltar a camera naquele momento "kodak"
	* posso ouvir música
	* é mais barato que comprar e manter N objectos

> Pelo que vi do produto deles, não é diferente. Há uns anos tinhas o
> familiar e opie a correr em PDA's sem modulo GSM, e tinha-se de usar o
> telemovel via bluetooth. Hoje há hardware com gsm embutido (FIC), e o
> software está mais evoluido que o opie do passado. Same shit. Same
> crappy pen-based interface.

Precisamente o OpenMoko é feito pela FIC. Se quiseres continuar com a
mania que é meramente "Opie", força. Ignora que tem princípios de design
da UI diferentes da norma porque continuas dedicado aos Windows Mobile
ou lá o que seja.

> Qual driver? Podes explicar?

O que fala com o hardware de GSM?

Rui

| but it is very important that you do it -- Gandhi
+ So let's do it...?