Re: Viva o barulho Re: [ANSOL-geral] EMI diz não a DRM

Bruno Rodrigues bruno.rodrigues litux.org
Sábado, 7 de Abril de 2007 - 19:10:31 WEST

On Apr 7, 2007, at 19:42 , Rui Miguel Silva Seabra wrote:

> Há muitos modelos, mas são vendidos sobretudo na China e no Japão.
>
> https://blogs.forum.nokia.com/view_entry.html?id=416

"An article on smartphone OS market share"

Sabes sequer o que é um telefone, o que é um smartphone e o que é um
PDA? Sabes qual é a percentagem de smartphones no mercado?

E mesmo assim os gráficos do japão e china estão errados - não há
Symbian, Linux e outros. Infelizmente há Symbian, Linux1, Linux2,
Linux3, etc etc, onde cada versão de linux tem menos share que
symbian, o que é engraçado porque os gajos até odeiam a nokia.

E mais ainda! Dessa percentagem de linuxes, quantos pensas que são
como tu desejas - opensource, aplicações instalaveis, etc? Queres uma
pista? almost none! Os poucos com trolltech ainda vá lá, instalas lá
umas coisas do qtopia/opie, mas a maioria deles nem sabes que corre
linux - é só mais um telefone como todos os outros. É como dizer que
os APs da linksys, ou as tvboxes da dreambox correm linux. A maioria
das pessoas não sabe, nem quer saber.

> Na realidade, é um computador, uma vez que um PDA é meramente um
> computador stripped down (só estou a falar ao nivel do software).

Pior ainda. Então é um computador mais pequeno que faz chamadas, não
é um telemovel.

> Vastly different.

Pelo que vi do produto deles, não é diferente. Há uns anos tinhas o
familiar e opie a correr em PDA's sem modulo GSM, e tinha-se de usar
o telemovel via bluetooth. Hoje há hardware com gsm embutido (FIC), e
o software está mais evoluido que o opie do passado. Same shit. Same
crappy pen-based interface.

>                     +---> E o driver também.

Qual driver? Podes explicar?

> Isso nunca foi uma questão. É apenas o driver que não pode ser livre.

Mas qual driver? Tamos a falar de 3G ou 2/2.5G?

> Se eu sou "fanático" (que não percebo porquê dada a tua atitude
> dir-se-ia o contrário) tu és ignorante, porque o problema do GSM
> tem de
> ser combatido a nível dos governos. Não é meramente uma questão do
> segredo comercial de certas empresas.

Não disse o contrário, pois não? Tu é que estás a misturar as coisas
- GSM codec == patentes. GSM network = Anacom, radio frequencias e
afins. Semelhante a teres de ter uma licença para seres radio amador.

> Em que é que isto é relevante?

Agora nada, pois já concordamos que o openmoko não é um telemovel.

> Podes escrever quantos programas quiseres, pago-te um jantar se
> conseguires instalar software num iPhone sem ser por "backdoors", como
> uma pessoa normal (uplink do PC para o iPhone, bluetooth, etc...).
>
> Por design, não é possível para pessoas normais instalar software
> arbitrário no iPhone. Terá de vir através da Operadora, como uma
> aplicação autorizada tanto pela Operadora como pela Apple.

Eu estou a falar de telemoveis, não do iPhone. Que fixação. Leste o
que eu escrevi, por acaso?