Viva o barulho Re: [ANSOL-geral] EMI diz não a DRM

Rui Miguel Silva Seabra rms 1407.org
Sábado, 7 de Abril de 2007 - 18:42:30 WEST

Sáb, 2007-04-07 às 19:15 +0200, Bruno Rodrigues escreveu:

> Devo mesmo viver num mundo diferente. Podes-me mostrar os teus
> numeros? É que eu ando à procura de um telefone com linux que tenha
> sido lançado no mercado, e infelizmente não achei nenhum.

Há muitos modelos, mas são vendidos sobretudo na China e no Japão.

https://blogs.forum.nokia.com/view_entry.html?id=416

Rui

> O OpenMoko são os mesmos palhacos do Opie e afins. Aquilo não é um
> telemovel, é um PDA

Na realidade, é um computador, uma vez que um PDA é meramente um
computador stripped down (só estou a falar ao nivel do software).

> . Um Opie a correr num PDA da HP usando o modem
> GSM de um telemovel via bluetooth é equivalente ao openmoko, ou seja,
> algo não deu (nem dará) em nada. Um telemovel não é um PC com um ecrã
> mais pequeno, um teclado com menos teclas, e uma pen a servir de rato.

Vastly different.

> Tás tão a leste do mundo real... O GSM são (pelo menos) duas coisas -
> o GSM network protocol, que o opensource nem precisa de se preocupar
> pois está embebido no chipset. É o mesmo que usares o teu linux
> desktop em cima de um telemovel. Só o chipset é que precisa de ser
> aprovado pelo "governo".

                    +---> E o driver também.

>  O segundo, o GSM audio codec (e outras peças
> de software), não tem nada a ver com governos ou afins, mas sim com
> aquelas coisas que tu tanto gostas - patentes e proprietary. Só que
> enquanto na musica podes optar por não usar MP3 e usar Ogg/Vorbis,
> aqui tens mesmo de usar GSM.

Isso nunca foi uma questão. É apenas o driver que não pode ser livre.

> Portanto, eu continuo no meu ponto: porque raio o teu fanatismo
> aceita usar um protocolo fechado e cheio de patentes como o GSM, e

Se eu sou "fanático" (que não percebo porquê dada a tua atitude
dir-se-ia o contrário) tu és ignorante, porque o problema do GSM tem de
ser combatido a nível dos governos. Não é meramente uma questão do
segredo comercial de certas empresas.

> Claro que não vêm. Portanto o consumidor vai achar estranho não poder
> comprar conteudo das Jambas e das operadoras porque o telefone "não é
> suportado". (o que na práctica até é uma boa noticia)

Em que é que isto é relevante?

> Eu não chamei o que tu viste anunciado como iPhone, de um telefone,
> ou chamei?
>
> Alem disso, eu tambem me referi a qualquer programador, e não a um
> programador de uma empresa yada yada". já ouviste falar em java midp?

Podes escrever quantos programas quiseres, pago-te um jantar se
conseguires instalar software num iPhone sem ser por "backdoors", como
uma pessoa normal (uplink do PC para o iPhone, bluetooth, etc...).

Por design, não é possível para pessoas normais instalar software
arbitrário no iPhone. Terá de vir através da Operadora, como uma
aplicação autorizada tanto pela Operadora como pela Apple.

Rui

| but it is very important that you do it -- Gandhi
+ So let's do it...?