Re: [ANSOL-geral] EMI diz não a DRM

Bruno Rodrigues bruno.rodrigues litux.org
Quinta-Feira, 5 de Abril de 2007 - 20:13:37 WEST

On Apr 5, 2007, at 20:55 , Rui Miguel Silva Seabra wrote:

> Que eu saiba, *ERA*. Se calhar o motivo é poder fazer estes bloqueios
> numa release futura do MacOSX
>
> http://www.google.com/search?q=apple+closes+darwin

A sério? e isto, é uma miragem?: http://www.macosforge.org/?p=4#respond

Por acaso leste as noticias que apareceram depois disto? Ou leste bem
os links que o google retorna? Ou leste só o que te interessa? Deixa-
me fazer-te um resumo:

1. O Darwin é, e sempre foi, open-source (o que quer que a licenca
AAPL seja).

2. A Apple, como copyright owner do código, pode fazer o que quiser
dele. A AAPL é semelhante à BSD, as far as I know, logo a Apple podia
fechar o código sem nunca afectar a licença das versões anteriores.

3. A Apple tem (e sempre teve) o seu próprio fork do Darwin, para uso
interno e no Mac OS X, e quando actualiza o Mac OS X, actualiza o
repositorio publico do darwin com as alterações que fez. (ou seja,
eles não trabalham em cima do repositorio publico)

4. A Apple continuou a actualizar o repositório com o código PowerPC.

5. A Apple não actualizou o repositorio com o código Intel durante
uns meses. A Apple nunca anunciou que não iria continuar a actualizar
o código Intel, mas que não o iria fazer durante uns tempos para
evitar confusões (leia-se ataques) durante a transição de Power PC
para Intel. Se "security-by-obscurity" é uma boa ideia, é irrelevante
para o caso.

7. Alguns meses depois, com as maquinas Intel já cá fora, a Apple
volta a disponibilizar o código todo.

Capiche?