Re: Viva o barulho Re: [ANSOL-geral] EMI diz não a DRM

Bruno Rodrigues bruno.rodrigues litux.org
Quinta-Feira, 5 de Abril de 2007 - 18:37:42 WEST

On Apr 5, 2007, at 19:24 , Marcos Marado wrote:

> Desculpa, acho que não fui claro na minha pergunta... O que eu
> queria saber é
> o que é que queres dizer ao certo com "os telemóveis", pois suponho
> que isso
> não seja igual para todos os fabricantes...

Todos os telemoveis têm suporte para algum tipo de DRM, seja os DRM's
iniciais da Nokia e SE e afins, à muitos muitos anos atrás, seja o
standard OMA DRM nos telefones actuais. Tal como no caso da Apple,
nós, operadoras, só temos permissão de vender musica das labels se
protegermos a musica puxada para o telefone de forma a não poder ser
copiada para o pc ou transmitida para outros telefones. (acontece o
mesmo com ringtones e jogos, mas a situação é ligeiramente diferente).

Como não podes copiar para o PC a partir do telemovel, oferecemos o
download da mesma musica para o PC, geralmente em formato WMA com DRM
(não há alternativas de DRM, né?)

É por isto que eu vejo qualquer brecha no DRM como uma boa notícia.
Com isto posso fazer (ainda mais) barulho internamente (operadoras e
fabricantes de telemoveis) para que deixem de se esforçar com
implementações de DRM e com caixotes na rede para o suportar, e
passem a permitir o download da musica sem DRM (e sem o requisito de
Windows no lado do PC).