[ANSOL-geral] EMI diz não a DRM

Marcos Marado Marcos.Marado sonae.com
Quinta-Feira, 5 de Abril de 2007 - 17:58:27 WEST

On Wednesday 04 April 2007 22:03, Bruno Rodrigues wrote:

> Ah. Sabia disto mas não estava a relacionar. Anyway, é uma unica
> musica, and I quote "Yahoo have not confirmed whether they will
> release more unprotected music tracks.", foi lançada em formato
> aberta para ser uma campanha viral - é a musica que permite que se
> escolha o nome que a gaja canta no refrão.
>
> Ou por outras palavras, não é uma atitude contra o DRM, mas apenas um
> acto desesperado de vender musica da Jessica Simpson. (e sim, o acto
> da EMI tambem é um acto deseperado de se salvar)

OK, depois dessa experiência tiveste esta...
http://arstechnica.com/news.ars/post/20061206-8368.html

Mas repara que todo o discurso foi no sentido do "se não tivesse sido a Apple
teria sido outro", e a resistência actual pode bem dever-se ao facto da maior
loja de música online (iTunes) vender aquilo tudo mesmo com DRM...

> Sabes ler frances?
>
> "accords avec des producteurs indépendants"
>
> Same as eMusic.

Uma pesquisa rápida só me deu para encontrar isto:
http://www.svmlemag.fr/actu/fnac_et_virgin_liberent_la_musique

Mas houve depois disso uma confirmação de que a EMI e a Sony estavam dispostas
a tentar nestas duas lojas o modelo DRM-free para partes do seu catálogo,
como experiência.

Paralelamente, li que tanto a Virgin como a FNAC não ficaram satisfeitos com o
acordo da EMI com a Apple, dizendo que se a EMI tivesse falado com eles,
estavam interessados em vender música sem DRM. Por acaso foi bom para a Apple
terem sido eles e não outros quaisquer - ficam eles com a imagem
de "pioneiros", sempre bom para o marketing.
--
Marcos Marado
Sonaecom IT