Re: [ANSOL-geral] EMI diz não a DRM

Bruno Rodrigues bruno.rodrigues litux.org

On Apr 4, 2007, at 20:46 , Marcos Marado wrote:

> Sim: Yahoo! Music, Virgin, FNAC.

Ainda bem que estamos a ter esta discussão. Estou sempre a aprender.
Vou ver esses sites:

* Yahoo! Music
- impossivel de navegar com Safari (nem consegui ver o "how it works"
nem a faq
- Free client (whatever that is) é só para USA e Canada
- "if you end your subscription, the songs are no longer available."
- ou os gajos confiam cegamente que o consumidor vai apagar os
ficheiros todos do disco e destruir os cds todos, ou tem de haver
algum DRM aqui, certo?
- Formato: WMA, logo unplayable nos meus dispositivos - Apple Laptop,
iPod, Mobile devices
- Isto não é DRM PlaysForSure????

Podes-me mandar um link ou instruções de como me posso registar e
puxar musica em formato "aberto", tipo MP3, AAC, WAV, etc, e sem DRM?

- Virgin
Devo estar mesmo cegueta... só vejo a online store que vende CDs.
Onde é que posso comprar ficheiros de musica?

- FNAC
esta nem tentei. O site faz-me doer os olhos!. Podes-me mandar um
link para onde se vende ficheiros de musica?

> Prova-o.

O João Neves não disse tambem que a EMI foi a primeira label a
permitir venda de musica sem DRM?

> Parece-me que, por exemplo, o GrooveShark [1] consegue fazer isso.

O link é demasiado genérico. Onde é que diz que vão distribuir musica
comercial das grandes labels? Para mim parece-me mais um eMusic com
acesso optimizado via p2p.

>>> 3) Não são as labels as maiores beneficiadas com o DRM (em termos

> Vendor lock-in.

Discutido noutra thread. MS sim, Apple sim no inicio.

> O iTunes foi feito para vender iPod's, lembras-te?

O iTunes foi feito para carregar musica no iPod de forma facil.
Depois foi lançado no Windows para permitir que esses consumidores
tambem pudessem ter iPods.

Muito mais tarde foi adicionado a feature de venda de musica.

Portanto o iTunes foi feito para vender iPods. o iTMS nem por isso.

> Desculpa?

Se publicares a musica no iTS como podcast, não há DRM. Acho que já
vi musica assim, usando este "work-around". Já mando um link...