Re: Viva o barulho Re: [ANSOL-geral] EMI diz não a DRM

Bruno Rodrigues bruno.rodrigues litux.org

On Apr 4, 2007, at 19:33 , Rui Miguel Silva Seabra wrote:

> [...]
> XBox?
>
> São tudo computadores, contudo não são... e uns têm tentativas com
> mais
> ou menos sucesso de fazer lock-in com DRM.
>
> Ainda agora foi descoberto como dar a volta a algum do DRM do Vista
> http://it.slashdot.org/article.pl?sid=07/04/04/0047200&from=rss
>
> Primeira coisa que permite isto: o TPM não está ainda disseminado em
> todos os computadores, caso contrário era o ver se te avias!
>
> A Apple também não quer o MacOSX a correr noutros portáteis, mais
> motivos para lock-in ao hardware deles. Só não vê isto quem não

Continuo sem perceber como é que o DRM faz lock-in a esses devices
(iPod e iTV, não sei o que a XBox está aqui a fazer).
Podes usar esses devices a 100% sem nunca comprar uma unica musica ou
filme na iTS.

(em comparação, não posso usar (suponho, pois não tenho nenhuma) a
XBox ou um Media Center sem tocar no Windows Media e no Windows - ou
compro o meu conteudo à microsoft e associados, ou tenho de "comprar"
um windows media encoder e usar windows. Em comparação da comparação,
posso "obter" o meu conteudo para o iPod e iTV via qualquer sistema
operativo, incluindo Linux para converter conteudo em formatos p.ex.
AAC e H.264)

> Para manter o monopólio criado com iPod + ITMS.

Sim, no inicio. Agora não é mais preciso (o monopolio já está
criado). Se fosse preciso, o Steve não se iria oferecer para retirar
o DRM, não é? Não é por causa da Europa, garanto-te. Pensa assim: se
eles licenciassem o DRM, passavas a tocar a musica da iTS em qualquer
device. Se eles tirarem o DRM, passas a tocar a musica da iTS em
qualquer device. O resultado é o mesmo - o fim do suposto lock-in.
Qual é a solução mais simples - o caos de licenciar o raio do DRM, ou
simplesmente acabar com ele?

> Pois pois, só que esse argumento é falacioso, pois apenas tira de
> estimativas.

Nem por isso. Basta pensares nas tuas presadas liberdades - é tão
facil carregar o iPod com musica do iTS como musica dos teus CDs ou
musica pirateada.
Again, podes usar o iPod sem tocar em musicas DRM. A quantidade de
musicas vendidas no iTS é conhecida, e em media ficam-se penas
dezenas por utilizador. Parece-me obvio extrapolar que se um
consumidor compra um iPod de gigas e gigas, não o irá encher só com
20M das tais 10 musicas, certo?

Agreed.