Re: [ANSOL-geral] EMI diz não a DRM

Bruno Rodrigues bruno.rodrigues litux.org
Terça-Feira, 3 de Abril de 2007 - 20:09:14 WEST

On Apr 3, 2007, at 20:51 , Rui Miguel Silva Seabra wrote:

> Eu disse cúmplice, não mandante.

Tens razão. Sim a Apple é 100% cumplice. Li mal.

A Apple baixou as calcinhas às labels para que os consumidores
pudessem ter *algum* acesso a essas musicas, mesmo que com algumas
restrições. Se não o tivesse feito, não havia musica (dessas labels)
online e ainda estariamos todos a comprar cds como no seculo passado.

(tal como fez a Microsoft e associados, mas com a diferença que via
lojas da microsoft, há uma restrição adicional imposta pela própria
microsoft - só funciona em windows. Pelo menos o drm da apple
funciona em mac e em windows)

> Deixa ver, descontando a problemática das patente de software,
> poderíamos incluir o MP3: www.magnatune.com, www.emusic.com, etc...

"conseguirias distribuir musica *dessas labels*". Não estou a falar
de musica independente ou em licença CC ou afins. Essas são obvias, né?

> As editoras e distribuidoras são cada vez menos necessárias.

Concordo. Mas não respondes como conseguirias ser melhor que o Steve
e disponibilizar as musicas das EMIs e associadas. Ver acima. Diz-me
qual é a banda comercial portuguesa que aceita pagamento directo e eu
compro as musicas directamente aos gajos.

> Ogg/Vorbis, MP3, etc...

Adoraria que o Vorbis fosse o formato usado, mas infelizmente a
industria não quer saber dele.

Se aceitas o MP3 como um formato "aceitavel", qual é o problema de
usar um formato mais evoluido tecnicamente - ou literalmente, a
evolução do MP3?

> Qualquer device que toque o formato. Muitos leitores da Samsung, por
> exemplo, tocam Ogg/Vorbis

E quantos devices (para alem do iPod) é que tocam AAC?

> Parece-me que a tua pesquisa de mercado foi: iPod*
> Que toca o iPod*: AAC e MP3
>
> Há formatos para além da Apple.

O que é para ti um formato da Apple? Eu não conheço nenhum. (até
conheco, há um Apple Lossless usado no Garageband).

Não me digas que tu estas a cometer o mesmo erro de muita gente e
achas que o AAC é da apple? Será por ter 'A's no nome?

E depois de provares que sabes o que é o AAC, tenta outra vez
explicar-me a tua solução mágica para vender musica comercial
actualmente vendida pelas grandes labels, em formatos abertos,
tocaveis em players no mercado, sem drm, e de forma comercialmente
aceitável. Mostra que sabes mais que o Steve Jobs e outros que por aí
andam...