Re: Viva o barulho Re: [ANSOL-geral] EMI diz não a DRM

Bruno Rodrigues bruno.rodrigues litux.org
Terça-Feira, 3 de Abril de 2007 - 18:35:55 WEST

On Apr 3, 2007, at 18:38 , Marcos Marado wrote:

> Vamos! Crias tu uma página no drm-pt.info para organizar isso ou
> crio eu?

Eu não sou pessoa de manifs publicas. Sou de contornar o sistema
discretamente pelo lado de dentro.

> Era interessante saber ao certo o que andas a fazer nesse campo...
> Podes
> divulgar?

Os telemoveis têm o seu próprio DRM (da OMA), em cima dos AAC's. Como
este DRM não funciona nos PC's, se quiseres puxar a musica que
compraste no telemovel para o teu PC, tens de usar DRM da Microsoft,
pois não há alternativa. Usando o "sistema" pelo lado de dentro,
posso tentar prevenir que se opte por tentar migrar o DRM da OMA para
o PC, proposta que que já me passou pelas mãos e já levou com uma
resposta "nem pensem nisso". Por outro lado, usando o argumento que o
DRM está a morrer, posso tentar prevenir que se opte por instalar
soluções da microsoft e se opte pela solução simples de fazer
download do AAC sem DRM - menos dependencias à microsoft, menos
caixas no datacenter, etc.

Sabes que houve uma altura em que os telemoveis não deixavam meter
MP3's desprotegidos como ringtones, com medo de afectar a venda dos
tais? Foi uma das primeiras coisas que fiz barulho.
Sabes o que é o Viiv e as suas belas dependencias da Intel e da
Microsoft? Já levou um belo dum pontapé.

Este tipo de coisas está nas minhas mãos ou sou eu que decido? Não,
sou apenas mais um peão no jogo. Mas estando dentro do jogo, há
muitas formas de fazer "barulho" sem dar muito nas vistas :)

E para mim, a abertura da EMI ao não-DRM é um argumento fortissimo
para fazer o meu barulho. E é basicamente esta a mensagem que tenho
estado a transmitir. Vejam isto não como uma coisa péssima, ou como
um milagre do deus Steve, mas como um excelente argumento para ajudar
a combater o resto do DRM.