Re: [ANSOL-geral] EMI diz não a DRM

Bruno Rodrigues bruno.rodrigues litux.org
Terça-Feira, 3 de Abril de 2007 - 16:42:49 WEST

On Apr 3, 2007, at 17:16 , Marcos Marado wrote:

> Por favor, dá-me um link (que não da Apple) para justificar essa
> citação.
> Vamos acabar de uma vez por todas com essa idiotice de que quem
> impôs o DRM
> foram as labels. Aconselho, por exemplo, a leitura deste artigo:
> http://blogs.eff.org/deeplinks/archives/001557.php

Sabes o que é um contracto? Sabes que tens de respeitar o contracto
que assinares? Sabes de alguem que tenha feito um contracto com as
labels que tenha conseguido musica sem DRM? E sabes que as labels só
assinaram o contracto porque existem as clausulas que obrigam a
distribuidora (Apple, MS, etc) a tentar proteger "as much as
possible" a copia dos ficheiros, leia-se DRM, e que se o DRM for
crackado, a distribuidora terá de pagar contrapartidas às labels.
Mais uma vez, se souberes ou conseguires acordar um contracto com as
labels para vender musica sem DRM, diz-me como. O steve parece-me ter
conseguido, finalmente.

> 1) Eles não tentaram, eles meteram;

Certo!

> 2) A ideia do DRM não é das labels;

Porquê ? Mas porque?????

> 3) Não são as labels as maiores beneficiadas com o DRM (em termos
> monetários);

O que é que a Apple ou a MS beneficia com o DRM? É mais software para
desenvolver e testar. É menos utilizadores "pleased". O que ganham?
Lock-in? as vendas da iTS são uma infima parte da musica nos iPods.

> Usando as tuas palavras, "faz algo contra isso". Sim, tal como
> boicoto a Apple
> também boicoto a Microsoft.

Fazes bem. Eu tambem boicoto o DRM da Apple, e os ficheiros todos da
Microsoft. Não boicoto tudo e mais alguma coisa, só por causa do DRM.
(há outras razões especificas para boicotar outras coisas, obviamente)

> Explica lá, porque estou farto de ler sobre esse assunto, e a
> conclusão a que
> chego é sempre que "as indies choram para não ter DRM há anos, e a
> Apple até
> agora ainda não as deixou". Talvez tenhas lido algo diferente...
> Por favor
> indica uma referência.

Porque a unica forma de conseguir um contracto com as labels todas
foi forçar um contracto unico com toda a gente. Enquanto não
conseguirem um segundo contracto unico com toda a gente, sem DRM, não
faz sentido ter contractos diferentes. Ter uma excepção com a EMI é
muito mais poderoso, em termos politicos, para a morte do DRM do que
uma excepção no contracto para as Indies. Mas quando toda a gente
acordar a tirar o DRM (ou a maioria), as Indies irão ter o seu desejo.

Alem disso, não percebo porque é que as Indies continuam a chorar.
Lancem a musica como Podcast.