[ANSOL-geral] EMI diz não a DRM

Bruno Santos bsantos gmail.com
Terça-Feira, 3 de Abril de 2007 - 15:22:25 WEST

> Eu tambem já fui assim, mas depois abri os olhos e deixei de ser
> fanatico.

Qual é o mal em ser fanático de algo em que se acredita? Qual é o
sentido de organizações como a ANSOL? Subscreves esta lista para quê?

> [...]
> varanda, etc. etc.
> O mundo não é uma utopia. E um computador, para
> mim, é uma ferramenta, e entre uma ferramenta da microsoft que não
> funciona,  uma ferramenta linux que tenho de andar sempre a
> reconstruir cada vez que martelo num prego, e uma ferramenta que
> "just works", que participa activamente na comunidade SL, e que
> activamente luta por muitos dos ideais que nós tanto gostamos, opto
> claramente pela terceira. (nota: vivi mais de 6 anos em laptops
> exclusivamente com Linux). Mas não vamos entrar por aqui ;)

Queres uma medalha? "Eu usei Linux, por isso posso criticar o ideal de
quem defende Software e formatos abertos e acha que a liberdade não é um
produto, mesmo que agora aparente ser um Apple fanboy...."

Eu (IMHO) não acho que o hardware da Apple seja de qualidade inferior, o
design e arquitectura (everything on the USB bus, talvez outras marcas
já façam isso) são agradáveis. Uso Linux num MacBook e estou contente,
já que voa comparado com o OS X :-P (embora aceite que o OS X é muito
bom pelo preço, prefiro a liberdade).

Acho que o tempo do reconstruir o que quer que seja no Linux cada vez
que martelas um prego já lá vai, por isso não uses esse argumento. Pode
ter falhas de software, ou software com menos funcionalidades que as
desejáveis, mas existe a garantia que essas falhas sejam reparadas ou
preenchidas.

Esta discussão toda porque há quem considere normal que a liberdade seja
vendida, que a interopatibilidade não seja um direito, que o fair use
não seja garantido. O DRM asfixia a cultura.

Embora esta jogada seja um mero aproveitamento do momentum gerado pela
comunidade por qualquer medida deste género, é positiva por acabar com
algum DRM. Vai na volta e mesmo sem DRM todos os ficheiros agora vêm com
watermarks sem ninguém perceber (se é que isso não existia já), e não
custaria nada saber quem publicou os ficheiros, mas isso já são teorias
da conspiração.