[ANSOL-geral] EMI diz não a DRM

Diogo Constantino Diogomcs mail.pt
Terça-Feira, 3 de Abril de 2007 - 15:19:59 WEST

Ter, 2007-04-03 às 15:34 +0200, Bruno Rodrigues escreveu:

> Então tens bom remédio. Queres liberdade ao mesmo tempo que queres
> apreciar os musicos que gostas, então convence os musicos a não
> usarem um intermediario que te "bate" (ou principalmente, a tentarem
> não terem contractos de exclusividade com as labels) e compra a
> musica directamente aos gajos.

Infelizmente é um remédio. E não acho que a liberdade deva ser obtida
apenas por remédios. É errado tirarem-te a liberdade para defender um
modelo de negócios e é isso que tem que acabar.

> Ou melhor ainda, em vez de comprares musica das labels, vai aos
> concertos apreciar a musica a sério.

Quando posso vou!

> Eu tambem já fui assim, mas depois abri os olhos e deixei de ser
> fanatico. Não me digas que tambem constrois a tua propria casa,
> costuras a tua própria roupa, cultivas a tua propria comida na
> varanda, etc. etc. O mundo não é uma utopia.

Software é software, outras coisas, são outras coisas, têm naturezas
diferentes, e eu trato cada coisa de acordo com a sua própria natureza e
com mecanismos visam proteger a minha liberdade de acordo com a natureza
da coisa.

>  E um computador, para
> mim, é uma ferramenta,

Para mim também!

>  e entre uma ferramenta da microsoft que não
> funciona,  uma ferramenta linux que tenho de andar sempre a
> reconstruir cada vez que martelo num prego,

A sério?
Eu acho é que precisas de aprender que os computadores não se usam
espetando pregos! Existem umas coisas chamadas teclados, ratos,
monitores. Esses e outros dispositivos de entrada e saída permitem-te
utilizar interfaces, com as quais usas os computadores.

>  e uma ferramenta que
> "just works", que participa activamente na comunidade SL, e que
> activamente luta por muitos dos ideais que nós tanto gostamos, opto
> claramente pela terceira. (nota: vivi mais de 6 anos em laptops
> exclusivamente com Linux). Mas não vamos entrar por aqui ;)

Eu uso GNU/Linux e apenas Software Livre. Não tenho que andar a inventar
para os meu computadores funcionarem.
Desde que instalo o sistema as coisas funcionam e sem me dar trabalho
para as colocar a funcionar.
Isso de as coisas não funcionarem out of the box em GNU/Linux é um mito,
porque muitas vezes (se não na maioria), é assim que funcionam.
O único tempo que gasto a fazer manutenção ao meu laptop onde trabalho é
a olhar para a lista de actualizações que estão disponíveis (em relação
à qual o meu sistema me informou activamente) e a autorizar a realização
das actualizações. Tudo o resto é produtividade.

A questão é que eu não troco a minha liberdade por facilidade.
E o dia em que eu não puder usar Software Livre, é o dia em que deito
todos os computadores que tenho para o lixo, e me dedico a cavar
batatas.

cumprimentos
--
Diogo Constantino <Diogomcs  mail.pt>