Re: [ANSOL-geral] EMI diz não a DRM

Bruno Rodrigues bruno.rodrigues litux.org
Terça-Feira, 3 de Abril de 2007 - 13:43:02 WEST

On Apr 3, 2007, at 14:22 , Diogo Constantino wrote:

> Outro ponto interessante é que as musicas vão ser disponibilizadas
> em 3
> formatos: AAC, MP3 e WMA. Sendo que os dois têm problemas relacionados
> com patentes, o que torna difícil a adopção de implementações
> livres no
> mercado critico que é os EUA, e o ultimo é proprietário e fechado.
> Como os formatos não são livres, vou aproveitar os endereços e-mail da
> EMI que estão na press-release para pedir-lhes para
> disponibilizarem as
> musicas também em Vorbis e Flac e para incluirem sempre as musicas num
> [...]

Ora está aqui uma coisa que gostaria que me ajudassem na parte legal.
Sempre ouvi que o formato AAC foi criado para evitar algumas patentes
estupidas à volta do MP3, e que embora existam patentes à volta do
AAC, não existiriam licence fees (ou talvez existam, mas seriam
baixos), ou que as patentes teriam de ser todas declaradas no inicio
e não guardadas para apresentar mais tarde (como aconteceu
recentemente com o MP3).

Preciso de uma clarificação acerca disto, pois tenho sempre defendido
AAC e H.264 como evolução de MP3 e MPEG4, usando protocolos com menos
restrições. (Sim eu sei que Ogg Vorbis e Theora é que é, mas
infelizmente na industria ninguem liga a esses gajos).