[ANSOL-geral] EMI diz não a DRM

Diogo Constantino Diogomcs mail.pt
Terça-Feira, 3 de Abril de 2007 - 13:22:58 WEST

Ter, 2007-04-03 às 00:13 +0200, Bruno Rodrigues escreveu:

> Qual é o problema de pagar mais algum dinheiro e obter musica com
> melhor qualidade (128KB -> 256KB) e como bonus ainda vir sem DRM?
> Quem esteve satisfeito até agora (2 milhoes?billioes de musicas), irá
> continuar contentissimo com as suas musicas a 0.99. Quem quer DRM-
> FREE, tem agora FINALMENTE essa OPÇÃO.

Se calhar alguns de nós, não queriam essa qualidade a mais. Queriam
apenas musicas sem DRM.
Não vejo as musicas sem DRM, como um bónus, eu acho que é um direito dos
consumidores (embora não seja reconhecido legalmente). Antes de haver
DRM e ainda hoje o standard é não ter DRM. Por tanto, não vejo o ter
DRM, como algo que eu tenha que aceitar.

A mentalidade de que temos que aceitar tudo o que a industria nos quer
impor, e agradecer as migalhas, pode até ser o que existe no estrangeiro
(eu garanto que em Portugal também há), mas também não é algo que eu
aprecie.

> DRM-Free é um bonus. Mais bitrate é outro bonus. Se os gajos
> cobrassem dinheiro só pelo bonus DRM-Free, aí eu tambem ficaria
> chateado. Mas não. E se calhar tu escreveste isto (e os posts) de
> cabeça quente, sem ler bem as noticias.

Novamente... Então e quem apenas quer o DRM free?
Eu vou ser franco em admitir que apartir de 128KB tenho dificuldade em
notar qualquer diferença e a 192, ou mais, já não noto. Talvez eu não
tenha o ouvido treinado, mas como eu, maioria não tem e eu não estou
disposto a pagar por algo que não me traga nada.

> E que te deu (a ti, consumidor) a opção de DRM-Free foi o carissimo
> Steve. Admite isso e agradece-lhe.

Deves estar a gozar!?
Sabias que havia mundo antes do Steve? E que na altura a musica não
tinha DRM?
Também sabias que o Steve e a sua empresa é um dos maiores responsáveis
pela distribuição de musica com DRM e por boa parte da aceitação do DRM
no mercado?
Tendo em conta tudo isto porque é que alguém com dois dedos de testa
haveria de lhe agradecer?

>  Eu vou agradecer-lhe. Finalmente
> poderei mandar a um sitio que eu cá sei todos estes gajos dentro e
> fora da empresa onde trabalho que defendem o OMA DRM e os Microsoft
> DRM's e outros DRM's que me vieram parar às mãos que eu até meti as
> mãos à cabeça. DRM is dead. Thank you Steve! Agora larguem-me a
> perna, vendors FDP...

O DRM está longe de estar morto!
A própria EMI disse na press-release que continuará a utilizar DRM
quando achar apropriado.

Eu estou a dar o beneficio da duvida à EMI. Tanto pode ser que nos
estejam a atirar areia para os olhos, como pode ser que finalmente
estejam a começar a entender os maleficios do DRM. Contudo, ainda não
vai ser isso que me vai fazer voltar a comprar musica (estou a boicotar
a industria desde que tive conhecimento do DRM à alguns anos).
Uma coisa garanto, eu não dou o benefício da duvida muitas vezes, a Sony
já o perdeu...

Outro ponto interessante é que as musicas vão ser disponibilizadas em 3
formatos: AAC, MP3 e WMA. Sendo que os dois têm problemas relacionados
com patentes, o que torna difícil a adopção de implementações livres no
mercado critico que é os EUA, e o ultimo é proprietário e fechado.
Como os formatos não são livres, vou aproveitar os endereços e-mail da
EMI que estão na press-release para pedir-lhes para disponibilizarem as
musicas também em Vorbis e Flac e para incluirem sempre as musicas num
desses formatos nos acordos que façam (pelo menos nos futuros acordos).

cumprimentos
--
Diogo Constantino <Diogomcs  mail.pt>