Re: [ANSOL-geral] EMI diz não a DRM

Bruno Rodrigues bruno.rodrigues litux.org
Terça-Feira, 3 de Abril de 2007 - 12:41:44 WEST

On Apr 3, 2007, at 12:41 , Marcos Marado wrote:

> Bom dia,

> É Marcos.

Peço desculpa :)

> Não é uma questão se "mentalidade Portuguesa", é uma questão da "minha
> mentalidade". Efectivamente vejo um problema onde a maioria não vê
> - nem, por
> exemplo, a DefectiveByDesign. Não tem nada a haver com o "ser
> Português", nem
> com a "mentalidade do coitadinho". Pelo contrário, tu demonstras ter a
> mentalidade do "lá fora é que se tá bem, em Portugal é só tótós".
> De qualquer
> forma, tudo isto é off-topic.

Mais uma vez, é exactamente o contrário. Nunca fui pessoa de dizer
mal de Portugal "só por dizer", e muito menos agora que estou fora de
Portugal, pois vejo que cá fora a merda é a mesma. O que me irrita é
quem diz que lá fora é melhor, sem saber o que se passa lá fora.

> [...]
> discográfica para onde quisermos. Mas para isso temos de estar todos a
> caminhar na mesma direcção, em vez de aceitar confortavelmente o
> que "nos
> oferecerem". Roubam-nos uma quantidade de liberdades e substituem-
> nas por um
> produto que, se quiseres comprar (e pagar por ela) podes voltar a ter,
> potencialmente, essa liberdade. Na sua essência, tiraram-te algo
> para depois
> to venderem. É engraçado, compras uma casa, depois pagas mais 30% para
> poderes ter as chaves, e achas que tudo está bem.

Uma casa CD normal custa 'x'.  Uma casa DRM custa 'y'. Agora estão-te
a vender a casa DRM, sem DRM, por 'y' + 30. Passas de duas opções
para três opções. Ninguem te obrigou a nada. Ficas a ganhar. E ficas
ainda a ganhar mais porque a terceira opção é um passo em frente para
acabar com a opção 2. Queres melhor? Faz por isso.

> Não só li as notícias e os comentários, como ambos os press-
> releases e assisti
> ao webcast.

O teu post foi concentrado a queixumes que as musicas custavam 30%
mais para não ter DRM. Não falaste nada acerca desses 30% tambem
incluirem melhor qualidade. Só pude assumir que não tinhas lido tudo,
ou não estavas a contar a estoria toda no teu post.

> O Steve não me deu nada. O Steve TIROU-ME direitos e agora está a
> tentar
> vender-mos.

Não meu caro, as labels tiraram-te os direitos. O Steve só cumpriu as
regras deles. E mesmo assim contornou as regras de forma a que tu,
como consumidor, pudesses facilmente contornar os DRM's, e alem disso
permite-te usar qualquer musica não drm no iPod. Pessoalmente, eu não
me sinto com menos direitos ao usar hardware da Apple - continuo a
ouvir as mesmas musicas que antigamente, no laptop, no ipod e no
telemovel, em formato MP3 ou AAC. Limitei-me a ignorar a iTunes store
e a não comprar nenhuma musica DRM, o que não me afectou.
Quem me tirou direitos foram as labels, quando tentaram meter DRM's
nos CDs. Essas são as culpadas disto.
(como extra, quem me faz sentir a perder os meus direitos é a
Microsoft, visto que com esses (com ou sem DRM) ficaria limitado a
sistemas windows e a determinados players de musica)

> Era bom que o DRM estivesse morto. Infelismente está longe. A tua
> amiga EMI
> continua a vender CD's com DRM, o teu amigo Steve continua a vender
> com DRM
> faixas de indies que NÃO QUEREM o DRM, e vai vender os seus
> filmezinhos da
> Pixar na sua lojinha iTunes COM DRM. Gostava de ter esse optimismo
> à minha
> frente, mas não tenho.

Está longe, mas um bocadinho mais perto com este passo. E vai ler
porque é que as faixas indies têm DRM, e talvez percebas porque é que
irão deixar de ter DRM muito em breve. Em relação aos videos, bem,
isso é uma estoria muito mais complicada. A Apple poder ter poder
suficiente para combater as labels de musica, mas não o tem para
combater hollywood. Até podemos assumir que não o irá fazer, pois tem
interesses pessoais na Disney e na Pixar. Mas é uma estoria à parte!