[ANSOL-geral] EMI diz não a DRM

Marcos Marado Marcos.Marado sonae.com
Terça-Feira, 3 de Abril de 2007 - 12:11:26 WEST

On Tuesday 03 April 2007 10:41, Bruno Rodrigues wrote:
> LOL:

> Não percebeste. Não é a remoção do DRM que custa 0.30, é a melhor
> qualidade que custa os 0.30. O sem-DRM é grátis.

Parece-me que foste tu quem não leu bem os press-releases. Retirado de
http://www.apple.com/pr/library/2007/04/02itunes.html :

"Apple® today announced that EMI Music’s entire digital catalog of music will
be available for purchase DRM-free (without digital rights management) from
the iTunes® Store (www.itunes.com) worldwide in May. DRM-free tracks from EMI
will be offered at higher quality 256 kbps AAC encoding, resulting in audio
quality indistinguishable from the original recording, for just $1.29 per
song."

Se quiseres mesmo ver o "DRM-free + HiQuality" não como um "pacote" mas sim
como um produto que traz o outro como extra, então a Apple vende isso
como "estás a pagar o DRM-free, o HiQuality é extra". Claro que a qual dos
dois factores é que os consumidores vão dar mais importância vai diferir de
pessoa para pessoa.

> Comercialmente, não
> faria sentido ter dois produtos ao mesmo preço, um com DRM e outro
> sem DRM, pois não haveria diferenciação e seria demasiado confuso.

Exacto. Por isso deviam ter largado o DRM de todo o catálogo, e, se ainda
assim quisessem, vender o HiQuality como extra.

> Nem faria sentido haver apenas EMI sem DRM, enquanto as outras
> operadoras não fizerem o mesmo. Tem de se dar um passo de cada vez.

Estranho, parece-me a mim que _agora_ a EMI tem produtos sem DRM, a uma
qualidade diferente e a um preço diferente de todas as outras "operadoras".
Qual é a diferença?

> Se tens a musica que queres na eMusic, o que te
> interessa o que a EMI faz? Se gostas do teu "fiat punto", o que te
> interessa o preço de um Porsche?

Nem toda a gente se preocupa só com o seu umbigo: apesar de eu estar alertado
para os problemas do DRM e por isso nunca ser enganado, infelizmente muitos
outros caem no engodo. Por isso, luto por eles.
Podia ainda dizer que se pensares que, só porque a música que eu compro não
tem DRM isso significa que o DRM não me afecta é uma visão muito naive da
indústria discográfica, porque o DRM já está efectivamente a alterar todo o
mercado discográfico, e enquanto artista e ouvinte sou afectado por isso,
como qualquer outra pessoa é. Mas não quero entrar por aí...

> O CD tambem custa dinheiro, não custa?

Sim, mas o direito à cópia privada, por exemplo, não devia ter preço. Eu
compro um CD e posso fazer uma cópia legal dele, mas se comprar (ou já tiver
comprado) um .aac no iTMS tenho de pagar mais 30% para poder fazer cópia.

> Tás familiarizado com o conceito que a utopia não existe e que, para
> melhorar o mundo, tem de se dar um passo de cada vez? É que mesmo que
> a mula nunca coma a cenoura, graças à cenoura a mula irá chegar a
> algum lado. E graças a esta situação, o pequeno passou pode tornar-se
> numa bola de neve e terminar no fim do DRM.

Ou pode servir como areia atirada para os olhos das pessoas que dizem "ah,
eles são uns fixes e dão-nos a hipótese de ter as músicas sem DRM" e ficarem
por aí.

> Qual lei? Podes explicar qual foi a lei que forçou as musicas com DRM
> a não terem DRM? (já agora, e para clarificar, estou a falar de tirar
> o DRM das musicas com DRM, não de haver musicas sem DRM como nos
> CDs). Achas que as ameças da EU contam para alguma coisa?

Sim.

> Porque raio
> estava a EU a bater na Apple e não batia na Microsoft?

Porque neste caso quem tem o monopólio é o iTMS da Apple.

> O DRM da
> Microsoft não é muito pior que o da Apple?

É igualmente mau, mas no caso da Apple tens o efeito escala.

> É como a greenpeace a
> bater na Apple quando as Dells e HP's fazem coisas bem piores.  Ambas
> batem na Apple pois sabem que as suas reivindicações não irão afectar
> muito a apple, no sentido comercial (fazer laptops mais verdes custa
> um pouco mais, mas não muito; musicas com DRM são uma gota no oceano
> do iPod), e que irão despoletar o sentido Hacker do Steve, que irá
> mais tarde ou mais cedo juntar-se ao movimento e apoiar essas
> reivindicações, tal como fez neste caso.

Crente. Aquilo que a Europa está a fazer não é pedir ao Steve para se mexer
contra o DRM. É dizer-lhe "ou paras de brincar connosco ou vemos ter de nos
chatear". Aquilo que o Steve fez ontem foi tentar acalmar os ânimos.

> Foi ele que conseguiu ir à
> EMI e convencer os gajos a vender musica sem DRM.

Ah sim? Engraçado, porque a EMI já está a falar em experimentar um modelo
DRM-free antes sequer do Jobs ter escrito no seu blog em Fevereiro sobre o
assunto, e já tever feito acordo com outras lojas como a Virgin e a FNAC para
a venda de música sem DRM. Ah, já agora, são músicas que /passam a ser
vendidas sem DRM/ e não "passam a poder pagar para não ter DRM". Mas o Steve
também pode ser mesmo contra o DRM, e ter dado um empurrãozinho... Só não
percebo porque é que os filmes da Pixar (dele) são vendidos no iTunes (dele)
com DRM. Se calhar não se lembrou disso, deve andar cansado, coitadinho...

> Quem vai fazer mais dinheiro é a EMI, não é a Apple. Pensa nisso.

Ah ah ah!

> O Marco, por outro lado, concentrou os seus esforços no tipico "deita-
> abaixo". O passo que demos foi demasiado pequeno, portanto está mal e
> devemos partir as pernas ao gajo e faze-lo voltar atrás. Atenção que
> não tenho nada contra o Marco em particular, mas apenas com o tipico
> Portuguesismo dele. O que o Marco deveria ter escrito era "fuck the
> other labels that aren't following EMI".

OK, desculpa. Vou completar.
FUCK Apple, FUCK EMI, Sony, Universal and Warner. Oh, and fuck Microsoft too,
and all DRM supporters.

Agora que completei, deixa-me explicar porque é que só mandei a Apple e a EMI
à merda. É bastante simples, até: estava a comentar uma notícia sobre a Apple
e a EMI, em que não se falara da Sony ou da Universal ou da Warner ou da
Microsoft. Simples, não?

Quanto ao "típico deita-abaixo", podes dizer que é meu, mas não é
algo "tipicamente Português", até porque até agora, tal como tu disseste,
toda a gente disse bem da notícia, que eu tenha visto, e apenas eu fui contra
(e agora o Rui). Podes chamar-lhe o que quiseres, "deita-abaixo", "utopia"...
eu chamo-lhe (em meu direito) "olhos abertos". Enquanto toda a gente comeu
pelas goelas uma notícia a dizer "maravilhoso! o fim do DRM!" e ficaram a
pensar "maravilhoso! o fim do DRM!", eu fui ler e ouvir com atenção e
pensei, "hmm, isto é mas é uma bela duma porcaria". É a minha opinião, que te
tentei justificar no mail anterior, e agora neste.

> E ainda perguntam porque é que Portugal não sai da cepa torta? Deviam
> era meter uma cenoura à frente das "mulas Portuguesas", para ver se
> andamos para a frente, em vez de passarmos o tempo parados, deitados,
> ou a dar coices a torto e a direito por tudo e por nada.

Não gosto muito de nenhuma das soluções, mas também não gosto muito das mulas
que dão coices a torto a direito. Sou mais a favor do "se achas que algo está
mal faz o que podes para o mudar". E é isso o que eu tenho fazer.

--
Marcos Marado
Sonaecom IT