Re: [ANSOL-geral] EMI diz não a DRM

Bruno Rodrigues bruno.rodrigues litux.org
Terça-Feira, 3 de Abril de 2007 - 10:41:23 WEST

LOL:

On Apr 3, 2007, at 10:52 , Rui Miguel Silva Seabra wrote:

> Olá,

> O problema não é o pagar mais dinheiro por ter mais kbps, o problema é
> tratar os teus direitos (coisa difícil de aceitar a remoção futura)
> como
> se fossem luxos (coisa bem mais fácil aceitar).

Não percebeste. Não é a remoção do DRM que custa 0.30, é a melhor
qualidade que custa os 0.30. O sem-DRM é grátis. Comercialmente, não
faria sentido ter dois produtos ao mesmo preço, um com DRM e outro
sem DRM, pois não haveria diferenciação e seria demasiado confuso.
Nem faria sentido haver apenas EMI sem DRM, enquanto as outras
operadoras não fizerem o mesmo. Tem de se dar um passo de cada vez.

> Quanto a sem DRM, é engraçado, eu tenho isso no www.emusic.com sem
> qualquer DRM, e pago 25¢ por track. Logo nem sequer há uma vantagem
> económica para o consumidor.

E eu tenho musicas grátis de musicos que decidem não cobrar pela
musica, so what. O que tem a ver uma coisa com a outra? Umas musicas
custam 0, outras custam 0.25, outras custam 0.99, outras 1 euro e
tal. So what? Se tens a musica que queres na eMusic, o que te
interessa o que a EMI faz? Se gostas do teu "fiat punto", o que te
interessa o preço de um Porsche?

> Já a tinha antes, e se não fossem 25¢ por track, seriam 0¢ ao ripar do
> seu CD legitimamente adquirido, portanto isto também não é uma
> novidade
> gigante.

O CD tambem custa dinheiro, não custa?

> Essa frase é muito perigosa e roça grosseiramente a Propaganda das
> editoras. Não é um bónus, é um direito. Estar com DRM é estar
> defeituoso
> por design (http://defectivebydesign.org/).

Ei calma, não descontextualizes o que eu disse - ou perdoa-me se o
disse de forma incorrecta. Eu não disse que musica sem DRM é um bonus
- eu sou completamente contra DRM, tal como devias saber. O que disse
(ou queria dizer) é que os 0.30 euros a mais são para o bitrate, e o
no-DRM é um bonus nesse incremento de preço.

> Estás familiarizado com o conceito de "cenoura"? Isto é tão bom
> quanto a
> inatingível cenoura é para a mula que puxa a carroça.

Tás familiarizado com o conceito que a utopia não existe e que, para
melhorar o mundo, tem de se dar um passo de cada vez? É que mesmo que
a mula nunca coma a cenoura, graças à cenoura a mula irá chegar a
algum lado. E graças a esta situação, o pequeno passou pode tornar-se
numa bola de neve e terminar no fim do DRM.

> Não. Foi a lei.

Qual lei? Podes explicar qual foi a lei que forçou as musicas com DRM
a não terem DRM? (já agora, e para clarificar, estou a falar de tirar
o DRM das musicas com DRM, não de haver musicas sem DRM como nos
CDs). Achas que as ameças da EU contam para alguma coisa? Porque raio
estava a EU a bater na Apple e não batia na Microsoft? O DRM da
Microsoft não é muito pior que o da Apple? É como a greenpeace a
bater na Apple quando as Dells e HP's fazem coisas bem piores.  Ambas
batem na Apple pois sabem que as suas reivindicações não irão afectar
muito a apple, no sentido comercial (fazer laptops mais verdes custa
um pouco mais, mas não muito; musicas com DRM são uma gota no oceano
do iPod), e que irão despoletar o sentido Hacker do Steve, que irá
mais tarde ou mais cedo juntar-se ao movimento e apoiar essas
reivindicações, tal como fez neste caso. Foi ele que conseguiu ir à
EMI e convencer os gajos a vender musica sem DRM. Quem vai fazer mais
dinheiro é a EMI, não é a Apple. Pensa nisso.

> Parece-me que depositas uma quantidade de confiança ingenuamente
> grande
> em entidades cujos objectivos são o lucro e mais nada.

O mundo não é perfeito, nem nunca será. Está nas nossas mãos tentar
melhorá-lo um pouco, dentro das nossas possibilidades. Não está nas
nossas mãos criar a utopia de um dia para o outro (leia-se
impossivel). Está tambem nas nossas mão apoiar quem tem outros
objectivos que não só o lucro - e se achas que a Apple só pensa em
lucros, então vai fazer o trabalhinho de casa. Não estou a dizer que
a Apple é a melhor coisa do mundo, ou que o Steve é um deus, mas acho
que tenho o direito de criticar quando as coisas vão mal, e de
aplaudir quando as coisas melhoram, não tenho? Ou só há direito a
"maldizer"?

> Para finalizar, tenho pena do tom genérico com que começaste o email:

> Este é o tipo de mentalidade que me faz sentir feliz por haver
> emigrantes a sair de Portugal. Good riddance. Se todos os que dizem
> mal
> de Portugal fossem embora de vez, talvez os que cá ficassem
> conseguissem
> finalmente fazer alguma coisa sem ter um nhã-nhã-nhã-nhã-nhã-nhã
> constante por detrás das orelhas.

Já viste que se todos os que dizem mal de Portugal fossem embora,
Portugal ficava às moscas? É que estás a ver as coisas um bocado ao
contrário em relação ao que eu disse, ou então estás a generalizar-me
com outros emigrantes. Onde me ouviste a dizer "nhã-nhã"? Bem pelo
contrário!
O Portugues tipicamente queixa-se de tudo e mais alguma coisa. Tá
sempre tudo mal, e lá fora é que é bom. Mas só quando chegas cá fora
é que percebes que cá fora a merda é a mesma - mesmo que cheire um
bocadinho de nada menos mal - e que Portugal não é assim tão mau. É
isto que me deixa irritado.

"Cá fora" toda a gente aplaudiu a acção da Apple e da EMI, e começou
a concentrar esforços em "combater" as outras labels, e os outros
DRMs (e.g. meu caso). Estão todos a focar-se no próximo passo, para
que se possa chegar ao patamar que se deseja - DRM acabado de vez.

O Marco, por outro lado, concentrou os seus esforços no tipico "deita-
abaixo". O passo que demos foi demasiado pequeno, portanto está mal e
devemos partir as pernas ao gajo e faze-lo voltar atrás. Atenção que
não tenho nada contra o Marco em particular, mas apenas com o tipico
Portuguesismo dele. O que o Marco deveria ter escrito era "fuck the
other labels that aren't following EMI".

E ainda perguntam porque é que Portugal não sai da cepa torta? Deviam
era meter uma cenoura à frente das "mulas Portuguesas", para ver se
andamos para a frente, em vez de passarmos o tempo parados, deitados,
ou a dar coices a torto e a direito por tudo e por nada.

Nota que eu percebo de onde vem a tua resposta, e concordo que têm-se
de fazer barulho para que as coisas aconteçam - é pena que não haja
mais pessoas a fazer barulho como tu e muitos outros aqui da Ansol.
Mas por outro lado, há que fazer barulho no sentido correcto, e
aplaudir o que é bem feito.