[ANSOL-geral] EMI diz não a DRM

Rui Miguel Silva Seabra rms 1407.org
Terça-Feira, 3 de Abril de 2007 - 09:52:12 WEST

Olá,

Ter, 2007-04-03 às 00:13 +0200, Bruno Rodrigues escreveu:
> Qual é o problema de pagar mais algum dinheiro e obter musica com
> melhor qualidade (128KB -> 256KB) e como bonus ainda vir sem DRM?

O problema não é o pagar mais dinheiro por ter mais kbps, o problema é
tratar os teus direitos (coisa difícil de aceitar a remoção futura) como
se fossem luxos (coisa bem mais fácil aceitar).

Quanto a sem DRM, é engraçado, eu tenho isso no www.emusic.com sem
qualquer DRM, e pago 25¢ por track. Logo nem sequer há uma vantagem
económica para o consumidor.

> Quem esteve satisfeito até agora (2 milhoes?billioes de musicas), irá
> continuar contentissimo com as suas musicas a 0.99. Quem quer DRM-
> FREE, tem agora FINALMENTE essa OPÇÃO.

Já a tinha antes, e se não fossem 25¢ por track, seriam 0¢ ao ripar do
seu CD legitimamente adquirido, portanto isto também não é uma novidade
gigante.

> DRM-Free é um bonus.

Essa frase é muito perigosa e roça grosseiramente a Propaganda das
editoras. Não é um bónus, é um direito. Estar com DRM é estar defeituoso
por design (http://defectivebydesign.org/).

>  Mais bitrate é outro bonus. Se os gajos
> cobrassem dinheiro só pelo bonus DRM-Free, aí eu tambem ficaria
> chateado. Mas não. E se calhar tu escreveste isto (e os posts) de
> cabeça quente, sem ler bem as noticias.

Estás familiarizado com o conceito de "cenoura"? Isto é tão bom quanto a
inatingível cenoura é para a mula que puxa a carroça.

> E que te deu (a ti, consumidor) a opção de DRM-Free foi o carissimo
> Steve.

Não. Foi a lei.

>  Admite isso e agradece-lhe. Eu vou agradecer-lhe. Finalmente
> poderei mandar a um sitio que eu cá sei todos estes gajos dentro e
> fora da empresa onde trabalho que defendem o OMA DRM e os Microsoft
> DRM's e outros DRM's que me vieram parar às mãos que eu até meti as
> mãos à cabeça. DRM is dead. Thank you Steve! Agora larguem-me a
> perna, vendors FDP...

Parece-me que depositas uma quantidade de confiança ingenuamente grande
em entidades cujos objectivos são o lucro e mais nada.

Para finalizar, tenho pena do tom genérico com que começaste o email:

> Parabéns Marco. É por estas que me sinto feliz de estar fora de
> Portugal e deste tipo de mentalidade. Qual é agora o raio do
> problema? Está tudo mal? Somos uns coitadinhos? Enfim.

Este é o tipo de mentalidade que me faz sentir feliz por haver
emigrantes a sair de Portugal. Good riddance. Se todos os que dizem mal
de Portugal fossem embora de vez, talvez os que cá ficassem conseguissem
finalmente fazer alguma coisa sem ter um nhã-nhã-nhã-nhã-nhã-nhã
constante por detrás das orelhas.

Rui

| but it is very important that you do it -- Gandhi
+ So let's do it...?