[ANSOL-geral] EMI diz não a DRM

Marcos Marado Marcos.Marado sonae.com

On Monday 02 April 2007 16:10, João Miguel Neves wrote:
> Sinal de que desistem? Será o princípio do fim do DRM?

Não me parece: se pensam que isto é uma boa notícia... desenganem-se: tal como
o press release do Steve Jobs no início de Fevereiro, esta notícia é
mais "areia para os nossos olhos". A diferença? É que agora é mais perigoso,
pois desta vez são actos e não palavras.

Explico o que há de errado nesta novidade em

http://mindboosternoori.blogspot.com/2007/04/apple-itms-to-sell-drm-free-emi-tracks.html

mas, para vos resumir, é que, e usando as palavras da EMI, os ficheiros sem
DRM são considerados como "premium content", ou seja, as LIBERDADES que antes
tínhamos passam a ser EXTRAS que podemos EVENTUALMENTE adquirir.
Desculpem-me, mas recuso-me considerar a liberdade de tocar a música que eu
comprei aonde me apetecer como equivalente ao _luxo_ de poder comprar, como
_extra_ a edição especial limitada de um CD, porque traz também o videoclip
de uma das músicas, ou porque o artwork é diferente.

Boas leituras,
--
Marcos Marado
Sonaecom IT