[ANSOL-geral] [Fwd: Patentes Software]

J M Cerqueira Esteves jmce artenumerica.com
Quarta-Feira, 31 de Maio de 2006 - 01:03:03 WEST

Antonio Jose Coutinho <ajc  eurotux.com>Antonio Jose Coutinho wrote:

> Que é que estes andam a tramar?

Não sei, mas não é já parte de uma tradição?  Um casal amigo que ensina
na UM contou-me, já há bastante tempo, de sessões que eu chamaria de
"esclarecimento"/"doutrinação" sobre "Propriedade Intelectual" (do tal
GAPI?);  esses meus amigos, apesar de normalmente pouco dados a
acompanhar estas questões e mais preocupados com trabalho científico,
acharam ridículos os exemplos propostos de coisas que "poderiam ser
patenteadas".  A imagem que passa é de alguém do lado jurídico a ver o
que pode espremer do contexto académico para contextos da designada PI,
seja por encomenda estatal (a la plano tecnológico, mas já de há anos)
seja por oportunidade de negócio.
E segundo alguém da FCT/UNL me disse, projecto com patente é logo
projecto mais bem visto.

Nunca acompanhei isto decentemente, mas creio que este tipo de coisa
abunda pelo país por desígnio governamental.  Alguém conhece a história
destes 'comités revolucionários da PI'?

TTFN
                    jm

--