[ANSOL-geral] [Fwd: VE 2005 - FEUP Relatório Auditoria - Voto Electrónico]

J M Cerqueira Esteves jmce artenumerica.com
Sábado, 7 de Janeiro de 2006 - 12:57:21 WET

Carlos Patrão wrote:
> O relatório nada diz sobre se o software das soluções que considera
> adequadas é livre/aberto, penso que nenhuma delas terá o código fonte
> acessível (este dado tem que ser confirmado) a ANSOL tem alguma posição
> sobre este relatório ?

Olá

Essa era uma tarefa que estava comigo e ficou dormente demasiado tempo.
Vi com atenção os relatórios de 2004, depois nunca mais consegui tocar
no assunto.  Conto voltar a isto até ao fim de Janeiro.

O bocadinho de texto no link referido parece lembrar o estilo incoerente
do relatório de 2004.  Pessoalmente, acho que o nível do relatório de
2004 da FEUP deveria envergonhar qualquer universidade no canto mais
obscuro do mundo, mais ainda dado o número de participantes
na sua elaboração e a solenidade com que eram apresentados.
Só por si, esse texto merece um longo artigo de desmontagem.

O texto tinha a capacidade para se contradizer dentro de um mesmo
parágrafo, e sugeria escrita por camadas: não conhecendo eu nenhum dos
envolvidos, nem sequer nada da instituição, de alguns nacos transparece
espírito crítico e boa percepção de problemas, mas outros sugerem
reescrita "à medida" feita no topo da hierarquia envolvida no processo
para (especulo eu) salvar o prestígio do processo, dar palmadinhas nas
costas e, quem sabe, "evitar ficarmos mal vistos".
Ou (ver ao fundo) pavimentar o futuro para acesso a mais auditorias...

"Níveis de segurança, transparência, usabilidade e acessibilidade"?
Uma auditoria deve ser capaz de justificar a apreciação desses níveis,
caso contrário terá dificuldade em distinguir-se de um puro texto
promocional.

É pelo menos de louvar que agora se considere "essencial e urgente
definir objectivos concretos em relação ao voto electrónico".
A minha pergunta central, (in)convenientemente rara nesta e noutras
discussões de tecnológicos choques, é:
- "Para resolver qual problema?"
e depois:
- Com que custos?
- Com que benefícios?
- Com que riscos?

A referência na tal página à manutenção do voto em papel
é positiva; as descobertas "estrangeiras" já não demoram tanto tempo a
chegar como antes.  Já a referência ao voto pela Internet é preocupante
pela leviandade com que se pode esquecer a prevenção da coacção e o
assegurar da confidencialidade.  Mas na linha de Barrancos talvez seja a
preservação da tradição portuguesa, na vertente "entre marido e mulher
não metas a colher".  Nada de estranhar, numa época farta em legislação
mas pobre na percepção do Direito com "D" grande.

Curiosamente, em
http://www.votoelectronico.pt/index.php?option=com_content&task=category&sectionid=8&id=105&Itemid=46
nota-se que, das instituições que fizeram auditoria em 2004, apenas a
FEUP auditou em 2005.  Coincidência?

Cumprimentos
                                J Esteves

--