Re: [ANSOL-geral] Open Source em risco por aquisições ?

Bruno David Rodrigues bruno.rodrigues litux.org
Domingo, 19 de Fevereiro de 2006 - 20:17:14 WET

Estarei a ler mal a faq?

Vamos assumir que a empresa X tem o copyright completo o código todo
da applicação, ou seja, cada developer externo ofereceu o seu
"copyright" à X (tal como acontece com as apps da GNU).
Assim sendo, a X pode, a qualquer momento, alterar a licença da
aplicação para qualquer outra licença, seja a licença original GPL ou
outra.

(Se não tiver o copyright completo, teria de pedir autorização a cada
um dos developers envolvidos no projecto.)

No entanto, a mudança da licença não altera as versões antigas nem a
actual, logo qualquer pessoa é livre de fazer um fork e manter o
código sob a GPL. Muito provavelmente terá de mudar o nome ao seu
branch.

Pegando no exemplo:
Oracle: óh meus amigos, isto da mama do mysql acabou, agora é nosso e
o mysql 6 vai deixar de ser GPL.
developers: ok, no prob, vamos fazer um fork aqui num instantinho do
mysql 5.x mais actual e vamos chamar-lhe MyOraQL 1.x

:D