[ANSOL-geral] Re: Artigo "Choque Tecnologico"

Rui Miguel Seabra rms 1407.org
Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2005 - 17:16:23 WET

On Mon, 2005-02-21 at 16:48 +0000, Lopo de Almeida wrote:

>Nope!

>Num dos casos paradigmáticos em que acho que devia acima de tudo respeitar
>estas três regras supra e não as 4 liberdades é, por exemplo, o software
>recentemente adquirido a fornecedor externo para a Gestão das Colocações de
>Professores.

Acho que isso é um grave erro estratégico. Esses três pontos resultam do
software ser Livre. Inventar regras novas susceptíveis de interpretações
novas e mal definidas nunca resultou bem, basta ver a míriade de
licenças que estão na OSI e o caos que isso tem estado a gerar.

>A diferença fundamental entre os dois conceitos é que numa estás a patentear a
>mera ideia de programa de email (por exemplo) e na segunda tens de incluir o
>pseudo-código todo.

Não vejo qualquer diferença nisso.

Para além do mais, já existe algo que funciona bem com software: direito
de autor, que não é exclusivo à mera representação em C de um programa.

Simplesmente convertê-lo directamente para Java ou Perl não o torna uma
obra nova ao abrigo do direito de autor, continua a ser a mesma obra,
simplesmente que traduzida noutro idioma.

>Se a discussão se tivesse centrado mais nestes conceitos metade dos
>patentistas já teriam muita dificuldade de angariar apoios politicos.

A diferença que sugeres não só não existe, como é extremamente perigosa.

>Mas temos de fazer algo agora.

"Software Aberto" é uma censura directa à questão da liberdade do
software que o Diogo Vasconcelos aplicou de forma obcessiva, inclusivé
chegando ao ponto de "traduzir" urls (resultando em URLs que não
existem).

Acho que não necessitamos acrescentar mais uma idiotice à do FOSS e
FLOSS, que já são absurdas qb por tanto estarem a querer agradar a
gregos e troianos, resultando em algo que prejudica muito mais ambos.

Rui

--
+ No matter how much you do, you never do enough -- unknown
+ Whatever you do will be insignificant,
| but it is very important that you do it -- Gandhi
+ So let's do it...?

Please AVOID sending me WORD, EXCEL or POWERPOINT attachments.