[ANSOL-geral] Empresários :Escrevam ao Governo [Was: Council decision reversable]

Rui Miguel Seabra rms 1407.org
Terça-Feira, 25 de Maio de 2004 - 12:12:12 WEST

On Tue, 2004-05-25 at 12:06 +0100, Carlos Patrão wrote:
> Tenho muitas dúvidas que o governo dê qualquer importância ao que a
> MoreData, ou qualquer outra PME tem para dizer sobre esta matéria.

Dão mais do que se nada escreverem!

> Se as grandes empresas de sofware nacionais tomassem uma posição contra
> as patentes de software ou as associações patronais e empresariais, ai
> talvez o governo mudasse de opinião.

Depende do que contas como grande empresa de software... e quanto valor
é que ela tem.

Em... http://swpat.ffii.org/players/pt/

Pode ler-se

Posição portuguesa em matéria de patenteabilidade de invenções
relacionadas com programas de computador.
        A letter sent by INPI.pt to 19 senior corporate executives. This
        letter says the European Comission is conducting a consulation
        regarding software and business methods patents and that the
        INPI has sketched a first reply to this consultation and asks
        these people for their comments on this non final document. This
        letter was written on 2001-01-11, 4 weeks after expiry of
        deadline, signed by Jaime Andrez on behalf of INPI and of
        Portugal as a whole.
http://swpat.ffii.org/players/pt/inpi010111.pdf

São respostas... curiosas... a maioria tem fortíssimas afiliações a
grandes multinacionais de software que estão a propor patentes de
software...

> Será que o governo não tem uma posição fundamentada por opiniões
> recolhidas junto das grandes empresas de software nacional ou nas
> associações patronais/empresariais ?

> Alguém sabe quais são as posições das associações patronais e
> empresariais sobre este assunto ?

ASSOFT: Contra
SPA: Contra
(e há mais. DEVERÃAMOS LISTÃ-LAS)

> Normalmente as ideias dos governos não nascem no seu seio mas sim
> noutros sítios, era importante saber onde :-)

Bolkestein ? :)

Rui