[ANSOL-geral] mozilla e gnome

Carlos Morgado chbm chbm.net

On 2004.05.07 11:18, Daniel Carvalho wrote:
> olá,
>
> Acho que um dos problemas do Linux é a falta de integração entre projectos.
> Principalmente no desktop.
>
> Por exemplo, se eu quisesse acrescentar funcionalidades à programas, ia ter
> que aprender as arquitecturas do mozilla, gnome (ou kde) e openoffice?

Mozilla para GNOME é "escusado" já que existem dois browsers Gecko GNOME, o
Epiphany e o Galeon. No caso do KDE existe um browser mas não Gecko, não sei
se existem outros baseados no Gecko ?

> Parece que o OpenOffice tem ou está a desenvolver uma arquitectura de
> componentes própria. Li um artigo há uns meses sobre isso. Aparentemente
> uma das razões que apontam é que queriam ser independentes do gnome e
> kde...

A arquitectura de componentes é uma preocupação dos developers não dos
utilizadores. Segundo sei o OO.org está a fazer um esforço para aproximar a
sua UI as do GNOME/KDE. Em termos dos wrappers bonobo(GNOME)/kparts(KDE) para
os componentes OO não sei o q se está a passar.

> Isso também se sente na eficiência, porque provoca desperdicio de memoria,
> aumenta o tempo de arranque dos programas etc. Deve ser uma das razões
> porque o desempenho do Linux desktop não é tão famoso como o do servidor.

O OO.org por agora é a grande ovelha ronhosa do desktop neste campo ;) Os
browsers já estão bastante(totalmente) integrados, tanto em termos de
framework com UI.

O artigo GNOME/Mozilla refere-se a uma parte do roadmap que é unir o Epiphany
e o Firefox. Não me parece que isso aconteça mas podem sair coisas boas do
esforço.

--
Carlos Morgado - http://chbm.net/  gpgkey: 0x1FC57F0A
FP: 0A27 35D3 C448 3641 0573 6876 2A37 4BB2 1FC5 7F0A