[ANSOL-geral] Protocolo SUN Ministério deEducação

Carlos Correia carlos m16e.com

A Qua, 2004-03-24 às 18:02, Jaime E. Villate escreveu:

> Outra alternativa livre, mais completa em termos de GUI, é o eclipse da
> IBM. Para substituir o swing, o eclipse tem o SWT.

Isso quer dizer Java + SWT. Não torna o Java livre, antes lhe introduz
mais uma dependência: o SWT!

> Isso estão a dizer há vários anos e nunca chegou a acontecer. Há dois anos
> tive uma discussão com um grupo de programadores espanhois de Java, porque
> numa contribuição para o congresso Hispalinux afirmavam que JDK era software
> livre. Quando lhes pedi para mudar essa frase, mostraram-me um artigo segundo
> o qual no próximo mês o JDK ia mudar para uma licencia livre; já passaram dois
> anos e ainda estamos a espera.

Touché. No entanto, podes distribuir o SDK e o JRE sem problemas, desde
que não introduzas alterações que violem a licença. De qqr maneira, não
estou a dizer que seja software livre, mas que pode ser usado e
distribuído com bastante liberdade.

A discussão irá, sem dúvida, continuar e até mesmo aumentar de tom...
Prevêem-se tempos "muito interessantes" para o Java. Só espero que não
me tenha enganado a avaliar a questão ;-)

carlos