[ANSOL-geral] Protocolo SUN Ministério de Educação

Paulo Trezentos Paulo.Trezentos iscte.pt

Viva!

Estou a escrever este mail em simultaneo para aqui e para o GilDot.

Através de um protocolo com a Sun, será o Linux Caixa Mágica que será
instalado nos 15.000 PCs.

Conhecendo o que a casa gasta :-)) , e antes que se comece a dizer que
deveria ser Fedora, Debian, SuSE ou Mandrake, achei que deveria
apresentar o que penso serem 11 boas razões para ser a Caixa Mágica
escolhida:

1 - total e consistente localização das aplicações a utilizar (mozilla,
openoffice, kmail, ...)

2 - ter servido de inspiração ao programa oficial de TIC. Se verificarem
o programa, verão que corresponde à estrutura do nosso Manual de Utilização

3.- ampla documentação de apoio em português disponível: manuais on-line
gratuitos, livros editados e disponíveis em livrarias, os principais
manuais de TIC foram escritos com a CM como base, ...

4.- produto com 4 anos desenvolvido por investigadores e programadores
portugueses

5.- experiência na utilização nas escolas, devido ao projecto piloto
tido com a FCCN no âmbito da RCTS

6.- grande divulgação da CM feita nos últimos anos em escolas de todo o
país, onde estivemos em inúmeros encontros e seminários

7.- simples e intuitiva para utilizadores principiantes

8.- boa capacidade de suporte e assistência, dado que a equipa técnica
que a desenvolveu fala a mesma lingua e está geograficamente perto

9.- alguma massa crítica a nível de utilizadores, o que pode ser visto
pela comunidade.caixamagica.pt

10.- trabalho anterior desenvolvido e contribuições para a questão da
utilização de Linux nas escolas:
http://www.caixamagica.pt/documentacao/analiseUtilizacaoSL.pdf

11.- Experiência em Formação. Com uma área especifica e dois planos de
formação distintos, deu nos últimos 2 anos formação a mais de 200
alunos. Tem experiência a dar formação a professores do ensino
secundário e um protocolo assinado com a Associação Nacional Portuguesa
de Professores de Informática (ANPRI)

Também sei que todos vós que - ainda :-) - não utilizam CM, gostavam e
defendem que deveria ser outra. Aceito.

Outro aspecto.
O facto do protocolo ter sido assinado pela Sun com o Ministério, e pela
ADETTI com a Sun, prende-se com factores não-técnicos.

Um abraço.