[ANSOL-geral] E agora... sugando as bibliotecas?

J M Cerqueira Esteves jmce artenumerica.com
Segunda-Feira, 19 de Janeiro de 2004 - 16:11:59 WET

Oi

"Under EU copyright laws, authors have explicit rights to approve or
prohibit public lending of their works and member states are obliged to
offer payment for the licence if they derogate from these exclusive
opportunities."

http://www.eupolitix.com/EN/News/200401/2406193f-d939-42d2-a84f-a1e30affa35a.htm

http://ultimahora.publico.pt/shownews.asp?id=1182287&idCanal=36
("Vertente" diferente, mais a falar de vídeo)

Ontem à noite na RTP 2 ouvi ainda uma historinha um bocado diferente,
segundo a qual as bibliotecas teriam em geral de pagar direitos
(adicionais, além do preço normal do livro) para "compensar os autores".
Entrevista com senhor da União dos Editores Portugueses que comparava a
coisa com a exibição pública de música (resumindo: se eles têm, nós
também queremos).

Estive a procurar um bocadito mas ainda não encontrei info mais fiável
ou pelo menos outras versões...  Alguém já encontrou mais?  Acho que
este assunto merecia ser Gildotado...  Será que a proximidade da
discussão da EUCD por cá é coincidência? :-)

TTFN
                                     JM